Questões comentadas de Concursos do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM-PB)

Limpar Busca
O texto assume um caráter memorialístico estabelecendo-se, assim, um recorte de posicionamento a partir da perspectiva:
  • A do leitor.
  • B dos alunos.
  • C do narrador.
  • D da professora.
Em relação ao entendimento do sentido global do texto, é correto afirmar que:
  • A não se lembrar do motivo pelo qual ficou de castigo não é prova de que o menino era inocente.
  • B somente as professoras mais maternais eram chamadas de “tia” pelos alunos.
  • C o bom comportamento do aluno era resultado de uma postura rígida da professora.
  • D a relação do menino com os professores do ginásio era pior em função da idade daquele.
A relação coesiva que se estabelece entre as três frases do primeiro trecho em destaque evidencia-se pelo seguinte mecanismo linguístico:
  • A Repetição reiterada de pronomes indefinidos.
  • B Omissão de verbo anteriormente explicitado.
  • C Ausência de pontuação entre as orações.
  • D Pronominalização de um sujeito simples.
Nota-se que a ação descrita no segundo trecho em destaque corresponde, em relação ao primeiro, a uma ideia de:
  • A consequência.
  • B finalidade.
  • C concessão.
  • D causa.
No trecho “Um pequeno passarinho loiro. E uma fera.”, são mostrados dois predicativos em relação a um mesmo personagem. Essa relação entre termos aponta para a seguinte figura de linguagem:
  • A prosopopeia.
  • B paradoxo.
  • C eufemismo.
  • D metonímia.