Questões comentadas de Concursos do CGE-MS

Limpar Busca
Com base na leitura do texto, assinale a alternativa correta. 
  • A O sistema de recompensas do cérebro humano determina as escolhas alimentares realizadas, cabe à ciência a criação de alimentos que o driblem.
  • B As comidas doces e gordurosas ativam sistemas de recompensa no cérebro humano que impedem a opção por outros alimentos.
  • C A escolha por alimentos doces e gordurosos é mais recorrente para as crianças, pois seu córtex orbitofrontal ainda não está completamente formado.
  • D Por meio da ciência, pode-se ter a visualização daquilo que ocorre com o cérebro humano ao ser exposto ao açúcar e à gordura.
  • E Segundo pesquisadores, os fatores financeiros predominam quando se pensa nas escolhas alimentares dos seres humanos.
Considere o sentido da palavra destacada no excerto: “Experimentos científicos nos oferecem pistas sobre como nossos cérebros computam nossas escolhas sobre o que comer [...]”. Qual das seguintes alternativas poderia substituí-la sem prejuízo de sentido?
  • A Abstraem.
  • B Avaliam.
  • C Negam.
  • D Comprovam.
  • E Aturdem.
Considerando os usos de elementos gramaticais e os sentidos produzidos no texto, assinale a alternativa correta.
  • A O pronome destacado no trecho “Não há dúvida de que algumas comidas despertam mais a nossa vontade do que outras [...]” tem por função particularizar elementos.
  • B O advérbio destacado no trecho “[...] se você entrasse em uma máquina de ressonância magnética e te oferecessem um milk-shake de chocolate, poderíamos ver o sistema de recompensas do seu cérebro se iluminar como um parque de diversões.” introduz uma metáfora.
  • C A preposição em destaque no trecho “Podemos usar nossa compreensão para ajudar a pensar em alimentos saudáveis e fazer escolhas saudáveis.” expressa o sentido de adição de informações.
  • D A conjunção destacada no trecho “Não há dúvida de que algumas comidas despertam mais a nossa vontade do que outras — sobretudo aquelas ricas em açúcar e gordura.” expressa o sentido de algo principal.
  • E A preposição destacada no trecho “No futuro, podemos usar nosso conhecimento sobre o que acontece em nossos cérebros para criar alimentos atraentes com poucas calorias e saudáveis.” expressa o sentido de finalidade.
Considerando o funcionamento das formas do discurso relatado, analise o excerto adaptado do texto: “De acordo com Emily Contois, professora assistente de Estudos de Mídia da Universidade de Tulsa, nos EUA, vários fatores influenciam nossa escolha do que comer. ‘O que está disponível no supermercado? O que é conveniente? O que é acessível financeiramente? O que traz boas lembranças? [...]’, enumera ela para a BBC Ideas.”
  • A O trecho “[...] vários fatores influenciam nossa escolha do que comer.” reproduz literalmente as palavras da pesquisadora.
  • B As aspas simples indicam que o trecho foi relatado por meio do discurso indireto, nesse contexto, com o objetivo de trazer um argumento de autoridade.
  • C O trecho de discurso direto tem por objetivo detalhar a informação sintetizada anteriormente.
  • D A expressão “enumera ela” refere-se à Emily Contois e aparece após o trecho relatado por meio do discurso indireto livre.
  • E O excerto citado é construído apenas por meio do uso do discurso direto, relatando fielmente as palavras da pesquisadora citada.
Considere o sentido da palavra destacada no excerto: “No futuro, podemos usar nosso conhecimento sobre o que acontece em nossos cérebros para criar alimentos atraentes com poucas calorias e saudáveis.” Qual das seguintes alternativas apresenta um termo antônimo ao destacado?
  • A Cativantes.
  • B Aprazíveis.
  • C Sedutores.
  • D Etéreos.
  • E Abomináveis.