Questões comentadas de Concursos da Fundação de Ciência e Tecnologia - RS (CIENTEC-RS)

Limpar Busca
Da leitura atenta dos trechos acima, está CORRETO afirmar que constituem parte de um(a):
  • A Conto tradicional.
  • B Conto moderno.
  • C Crônica literária.
  • D Crônica jornalística.
  • E Romance épico.
Devese relacionar a característica de Machado de Assis dialogar literalmente com seu leitor à seguinte afirmação de Koch e Elias (2008, p.7):
  • A O leitor valida ou não as hipóteses formuladas.
  • B O leitor precisa ter muito mais do que simplesmente possuir conhecimento linguístico para fazer uma boa leitura.
  • C O texto não é lugar de interação de sujeitos sociais, pois a leitura é um ato solitário, não há como o leitor dialogar com o autor.
  • D Há, em todo e qualquer texto, uma gama de implícitos que o leitor deve desvendar com a ajuda das pistas que o escritor lhe dá.
  • E O leitor participa, de forma ativa, da construção de sentido do texto, havendo uma interação com o escritor e com o texto por meio da linguagem.
A palavra " galga" foi empregada para:
  • A Atribuir maior expressividade ao texto, visto que está em seu sentido figurado.
  • B Transmitir veracidade ao texto, visto que está em seu sentido denotativo.
  • C Expressar a ironia com que o autor se refere à cachorra.
  • D Conferir maior formalidade e expressividade ao texto chamando a atenção do leitor.
  • E Demonstrar o imenso carinho que a dona sentia pelo animal.
As atitudes e descrições de Mendonça no trecho o caracterizam como uma pessoa:
  • A Honesta, bondosa, mas de certa maneira, ignara e desgostosa da vida.
  • B Íntegra, ética, madura e culta.
  • C Excêntrica, pois colecionava cachorros.
  • D Solitária, cuja única alegria na vida era sua coleção de cachorros.
  • E Extremamente melancólica, reflexiva, amante da Literatura.
Releia: " Os cães eram as suas rosas e violetas? cultivava-os com o mesmíssimo esmero." No trecho, ocorre a seguinte figura de linguagem:
  • A Eufemismo.
  • B Pleonasmo.
  • C Metáfora.
  • D Metonímia.
  • E Comparação.