Questões comentadas de Concursos do Consórcio Intermunicipal de Especialidades (CIESP)

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De acordo com a Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa, não constitui ato de improbidade administrativa:

  • A Conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.
  • B Permitir ou facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem ou serviço por preço inferior ao de mercado.
  • C Realizar operação financeira sem observância das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidônea.
  • D Ordenar ou permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento.

A passagem do texto I em que há palavras empregadas em sentido próprio é:

  • A “Assim, a lenda do cavalo que calculava não parava de crescer.”
  • B “[...] saiu o relatório, o qual inocentava Von Osten de qualquer truque.”
  • C “Hans era um animal notável, com uma capacidade extraordinária [...].”
  • D “E isso acontecia até quando era o próprio Pfungst quem questionava!”
TRECHO DO TEXTO I

“O proprietário, o professor de matemática e treinador de cavalos amador, Wilhelm von Osten, exibia Hans publicamente, sem cobrar ingresso, para grande espanto da audiência. Por exemplo, quando Von Osten perguntava ‘se o oitavo dia do mês é uma terça-feira, em que data cai a sexta-feira seguinte?’ Hans respondia batendo o casco no chão 11 vezes.” 

TEXTO III


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Disponível em: https://nastrilhasdarazao.wordpress. com/2019/04/15/hans-o-esperto-o-cavalo-que-sabia-contar/. Acesso em: 20 jan. 2024.



A partir da leitura do trecho do texto I e do texto III, analise as afirmativas a seguir.

I. O trecho transcrito do texto I e a figura representada no texto III abordam assuntos afins, embora empreguem linguagens diferentes.
II. A organização estilístico-composicional, no trecho do texto I, apresenta o entrecruzamento de sequências narrativa e injuntiva.
III. Os dois textos, cada um à sua maneira, enfocam o mesmo personagem, porém a abordagem numa perspectiva crítico-irônica se faz presente no texto III.
IV. Os dois textos se aproximam quanto aos seus propósitos comunicativos, porém cada um trata da matéria segundo as características do respectivo gênero.

Estão corretas as afirmativas
  • A I e III, apenas.
  • B I e IV, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D II e IV, apenas.
TRECHO DO TEXTO I

“[...] uma das maiores celebridades da ciência mundial era Kluge Hans (João Esperto, em alemão), o cavalo que, segundo o seu dono, sabia somar, subtrair, multiplicar, dividir, operar com frações, dizer as horas e calcular dias da semana.” 

TEXTO II


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Disponível em: https://www.facebook.com/ photo/?fbid=4516727588348944&set=a.1336655559689512. Acesso em: 20 jan. 2024.




Com relação ao emprego dos sinais de pontuação, assinale a alternativa correta.
  • A Os dois-pontos na frase “Hans: o cavalo que sabia matemática” foram utilizados para introduzir a fala de um dos personagens.
  • B Os parênteses em “Kluge Hans (João Esperto, em alemão)” indicam uma observação sarcástica a respeito do cavalo que calculava.
  • C As vírgulas, na passagem “sabia somar, subtrair, multiplicar, dividir, operar com frações [...]”, separam orações justapostas assindéticas.
  • D A vírgula deveria ser colocada após a palavra “mundial” na frase “[...] uma das maiores celebridades da ciência mundial era Kluge Hans [...]”.

Leia o trecho do texto I a seguir.

“Dessa forma, ele confirmou que não importava quem fazia as perguntas, o que comprovava que não havia má-fé da parte de Von Osten. Por outro lado, Pfungst constatou que Hans só respondia corretamente quando podia ver o questionador e este conhecia as respostas! De algum modo subconsciente, o questionador passava as respostas ao cavalo...”

A palavra em destaque no trecho do texto I, no contexto em que está empregada, exerce a mesma função morfológica que o termo destacado em

  • A “[...] Hans respondia [...].”
  • B “[...] quem fazia as perguntas [...].”
  • C “[...] este conhecia as respostas [...].”
  • D “[...] de algum modo subconsciente [...].”