Questões comentadas de Concursos do Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa (CODEN)

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Com base no conteúdo do texto, é correto concluir que

  • A os racionalistas consideram que o conhecimento téc- nico e sobretudo o saber que é produto da experiên- cia são aprendidos em livros e manuais.
  • B o jornalista aprova a genialidade das manobras executadas por Sullenberger, porém reconhece a arro- gância do piloto em não admitir erros.
  • C os momentos críticos do voo levaram Sully e seu copiloto a basearem suas decisões na intuição e na vivência profissional.
  • D Oakeshott enaltece a grandeza humana ao afirmar que, apesar de sermos seres imperfeitos, somos inteligentes e intuitivos.
  • E o filósofo defende que o aprendizado decorrente das experiências cotidianas seria impossível sem estu- dos acadêmicos rigorosos.

De acordo com as ideias do texto, as máquinas

  • A têm comprovado, diferentemente dos seres huma- nos, que não são falíveis.
  • B estão programadas acuradamente para resolver obstáculos inesperados.
  • C produzem bens materiais de forma mais rápida e eficiente que as pessoas.
  • D são inapropriadas para atuar em situações perma- nentemente monitoradas.
  • E podem ser menos confiáveis que os humanos para solucionar problemas.

Leia o trecho do 9° parágrafo do texto.
Infelizmente, o mundo comum é perpetuamente devassado por contingências, ambiguidades, angústias...
A expressão destacada pode ser substituída, sem alteração do sentido original do texto, por:

  • A eventualmente atacado por contratempos
  • B constantemente invadido por imprevistos
  • C perenemente acalentado por acasos
  • D descontinuamente dominado por fatalidades
  • E eternamente regenerado por certezas

Leia os trechos do texto.

Clint Eastwood revisitou a lenda para contar o que aconteceu depois do milagre: uma séria investigação às com- petências do capitão Sully Sullenberger. (2° parágrafo)

Por “racionalismo”, entenda-se: uma crença na razão dos homens como guia único, supremo, da conduta humana. (4° parágrafo)

Os dois-pontos foram empregados nesses trechos, respectivamente, para inserir no texto

  • A a ressalva de que a história real foi adaptada para o cinema; uma crítica à postura racionalista e conservadora.
  • B as consequências advindas da atitude ousada de Sullenberger; a retificação de informação presente na frase.
  • C o evento posterior ao pouso de emergência realizado por Sullenberger; a definição de um termo já mencio- nado no texto.
  • D o parecer do jornalista sobre o pouso no rio Hudson; a explicação filosófica do que significa racionalismo.
  • E o tema central do filme de Clint Eastwood; a reprodução literal de trecho da obra de Oakeshott.

Considere os trechos do texto.


... o conhecimento humano depende sempre de um checimento técnico e prático, mesmo que os ensinamentos da prática não possam ser apresentados com rigor cartesiano. (6° parágrafo) .... uma sabedoria que não se encontra em nenhum livro já que a experiência humana não é uma equação matemática. (8° parágrafo)


As expressões destacadas apresentam, correta e respectivamente, as ideias de

  • A concessão e de causa, exemplificadas, também res- pectivamente, pelas frases: Realizou bem a tarefa, embora fosse desatento. / Não fez os doces, pois faltavam os ovos.
  • B concessão e de causa, exemplificadas, também res- pectivamente, pelas frases: Poderemos mudar assim que a reforma esteja finalizada. / Ofendeu-se porque foi repreendido em público.
  • C concessão e de consequência, exemplificadas, tam- bém respectivamente, pelas frases: Veio visitá-la ainda que fosse tarde da noite. / Foram tantos os aplausos que o artista ficou emocionado.
  • D condição e de tempo, exemplificadas, também res- pectivamente, pelas frases: Caso a empresa vá à falência, haverá desemprego. / Logo que a noiva chegou, o padre iniciou a cerimônia.
  • E condição e de tempo, exemplificadas, também res- pectivamente, pelas frases: Como as árvores não foram podadas, os frutos foram escassos. / Antes que pegasse a estrada, fez a revisão do caminhão.