Questões comentadas de Concursos do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Limpar Busca

Em relação ao uso dos termos “escravizada” (linha 10) e “escrava” (linha 11), a autora

  • A esclarece que o sentido deles é igual, mas que ela prefere o primeiro ao segundo.
  • B defende a extinção do segundo por considera-lo obsoleto.
  • C explica que o sentido deles é diferente porque o primeiro é um verbo e o segundo um substantivo.
  • D entende que apenas o primeiro remete precisamente à ação de opressão a que foi submetida a população negra.
  • E argumenta que o primeiro denota uma condição natural das pessoas negras, por isso é mais apropriado que o segundo.

Dadas as relações coesivas estabelecidas no texto, a expressão “No entanto” (linhas 7-8) é equivalente a

  • A Outrossim.
  • B Porquanto.
  • C Contudo.
  • D Ademais.
  • E Enquanto.

Sem prejuízo dos sentidos do texto e da sua correção gramatical, o trecho “fui ensinada de que a população negra havia sido escrava” (linhas 1-2) poderia ser reescrito da seguinte maneira

  • A me ensinaram de que a população negra tivesse sido escrava.
  • B ensinarão-me de que a população negra foi escrava.
  • C me ensinavam que a população negra era escrava.
  • D ensinaram-me que a população negra tinha sido escrava.
  • E ensinavam-me de que a população negra havia sido escrava.

O sujeito gramatical da oração “É fundamental” (linha 16) é

  • A “um debate estrutural” (linhas 15-16).
  • B classificado como oculto, pois não aparece no período em que a oração se insere.
  • C correspondente à oração “falar sobre racismo no Brasil” (linhas 14-15).
  • D “O primeiro ponto” (linha 14).
  • E composto pelas duas orações coordenadas no segmento “trazer ... racismo” (linhas 16-17).

A autora estrutura inicialmente o texto com base principalmente no tipo textual

  • A narrativo.
  • B descritivo.
  • C argumentativo.
  • D expositivo/informativo.
  • E injuntivo/instrucional.