Questões comentadas de Concursos da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco - SP (FITO)

Limpar Busca

A cena é comum: tudo parece tranquilo no recreio quando, de repente, no meio da brincadeira, um aluno cai e se machuca. Por mais simples que sejam, problemas que afetam a saúde e o bem-estar dos estudantes deixam professores e gestores apreensivos. Em uma situação como a descrita, por ser um caso de necessidade, o inspetor de alunos deverá dar atendimento à criança

  • A apenas se houver gravidade, inclusive ministrando medicamentos independentemente de autorização dos pais.
  • B apenas consolando-a e deixando-a descansar em um banco até acabar o recreio, independentemente da gravidade do ocorrido.
  • C em qualquer tipo de ocorrência, com ou sem gravidade, inclusive decidindo sobre quais medicamentos são adequados ao caso, pois é essa sua função.
  • D somente em ocorrências menos graves, podendo ministrar medicamentos como aspirina e/ou dipirona, sem autorização médica, caso a criança se queixe de dor.
  • E somente se a ocorrência for sem gravidade (um arranhão, um corte superficial ou algo análogo), mas não pode ministrar nenhum tipo de medicamento sem autorização/receita médica.

O inspetor de alunos é um dos profissionais mais atuantes no espaço escolar. É ele que, ao transitar por toda a escola, passa a conhecer os alunos, até mesmo pelos seus nomes, sendo um dos primeiros a ser procurado quando ocorre algum problema que pede encaminhamento rápido. As atribuições do inspetor não se limitam às aplicações de normas, cabe-lhe também avaliar continuamente as ocorrências, dando conhecimento à administração sempre que necessário. Dessa forma, no trato diário com o público interno, externo e colegas de trabalho, esse profissional precisa manter uma postura crítica, reflexiva e fundamentada num comportamento

  • A altivo e tolerante.
  • B legal e moralizador.
  • C ético e democrático.
  • D honesto e autocrático.
  • E moralista e conservador.

Entre as atribuições do inspetor de alunos encontra-se a de zelar pela disciplina dos educandos, como igualmente observar o uso do uniforme, cuidar dos estudantes durante os intervalos de aulas e garantir que estes permaneçam no interior da escola durante o horário letivo. Cabe a esse profissional, também, esclarecer, divulgar e observar as regras de comportamento e convivência, encorajando os estudantes a respeitarem as diferenças e a praticarem a tolerância. Assim sendo, o inspetor de alunos, ao colaborar com a observância de regras de convivência no ambiente escolar, está igualmente colaborando na construção e na manutenção de uma sociedade democrática, na qual haja

  • A respeito à cidadania.
  • B respeito à liberdade irrestrita.
  • C sujeição à opinião das pessoas.
  • D submissão absoluta às autoridades.
  • E obediência incondicional às tradições.

Principalmente devido às ocorrências políticas, o tema “ética” vem ganhando espaço entre os brasileiros. A ética sempre se faz presente na vida das pessoas quando se tem que tomar decisões ou que fazer escolhas. As questões éticas no plano individual estão relacionadas com a forma como as pessoas se tratam e por essa razão, impactam a qualidade de vida e o clima no ambiente institucional. Considerando o que foi exposto, analise a situação a seguir e assinale a alternativa que está em conformidade com a perspectiva de ética anteriormente colocada.

Leandro, inspetor de alunos na FITO, efetuando ronda pelos corredores da escola, encontrou três adolescentes escondidos, fumando (o que é proibido). Levando em consideração as atribuições do cargo que ocupa e frente à irregularidade constatada, cabe eticamente a Leandro

  • A informar aos alunos de que publicará no mural da escola o ocorrido, citando os seus nomes.
  • B repreender os alunos e levá-los até à diretoria, comunicando o ocorrido em voz alta, para que todos fiquem sabendo da transgressão.
  • C falar com os alunos, dizendo-lhes que se prometerem não mais fumar e se voltarem para a classe sem alarde, acobertará da direção o ocorrido.
  • D conversar com os alunos em tom acusatório, enfatizando que a responsabilidade daquela transgressão é dos pais deles, que não estão sabendo educá-los.
  • E dialogar com os alunos e os acompanhar discretamente até à Diretoria, contando, para o Diretor, de forma reservada, o fato ocorrido a fim de que ele verifique a providência cabível naquela situação.

Joel, Pedro e Maria são inspetores de alunos numa escola de Ensino Fundamental I (crianças de 6 a 10 anos de idade) e sabem que entre suas atribuições encontra- -se a de atender e orientar os alunos, desde sua chegada à escola até sua saída. No dia a dia, se não houver um controle adequado da movimentação dos alunos, os horários de entrada e saída podem se transformar em confusão na porta da escola. O controle da movimentação dos alunos pode ser feito de diferentes formas, algumas apropriadas, outras não.

Assinale a alternativa que, entre as existentes, apresenta a única maneira adequada de os inspetores Joel, Pedro e Maria organizarem-se para controlar a saída dos alunos ao término do período de aulas.

  • A Os três ficam no portão, cuidando das crianças, cujos responsáveis se aproximam a pé, para pegá-las. Não há necessidade de se ficar no interior do prédio nem de se acompanhar aquelas cujos responsáveis vêm de carro ou as que usam transporte escolar (vans escolares).
  • B Os três ficam no interior do prédio, com as crianças que estão aguardando a chegada dos responsáveis, deixando que elas saiam sozinhas à medida em que dizem enxergar seus pais no portão da escola ou o responsável pelo transporte escolar contratado por sua família.
  • C Os três ficam na calçada cuidando das crianças, cujos responsáveis se aproximam a pé, para pegá-las e, simultaneamente, acompanham aquelas que usam transporte escolar (vans escolares) ou cujos responsáveis vêm de carro. Não há necessidade de observar as crianças no interior do prédio.
  • D Dois deles ficam no interior do prédio, cuidando das crianças que estão aguardando a chegada dos responsáveis; outro fica na calçada, cuidando daquelas cujos responsáveis aproximam-se a pé, para pegá- -las. Cabe a esse terceiro também acompanhar até as vans escolares ou até os carros dos responsáveis aquelas que assim necessitam.
  • E Um deles fica no interior do prédio, cuidando das crianças que estão aguardando a chegada dos responsáveis; outro fica junto ao portão, cuidando das crianças cujos responsáveis se aproximam a pé, para pegá-las; o terceiro se encarrega de acompanhar as crianças, que assim necessitam, até onde se encontram as vans escolares e/ou até os carros dos responsáveis.