Questões comentadas de Concursos da Fundação Santo André (FSA-SP)

Limpar Busca

Assinale uma alternativa que está em contradição com os princípios que orientam o emprego das metodologias ativas na educação:

  • A O estudante é agente construtor de seu próprio conhecimento, tem controle do processo de aprendizagem, sendo que este aprender deve ser guiado por atividades que permitam que o aluno seja mais ativo e participativo.
  • B O professor adota um papel de protagonista, de fonte de informações e de transmissor delas.
  • C Há uma busca constante na relação entre teoria e prática, fugindo da fragmentação do conteúdo, e buscando a problematização da realidade, a possibilidade de significar o aprendizado a partir da contextualização com a vida.
  • D Em conjunto com a problematização surge a ação do estudante em criticar e/ou refletir sobre a realidade e tomar consciência dela, de se sentir desafiado e curioso sobre as possibilidades de resolução dos problemas propostos.

Não que se refira ao emprego aprendizagem baseado em problemas, em sua qualidade de metodologia ativa na educação, assinale a alternativa incorreta:

  • A A aprendizagem baseada em problemas tem por objetivo auxiliar o aluno a compreender novos conceitos pela resolução de problemas relacionados às suas futuras profissões e propõe mudanças na organização curricular.
  • B Na aprendizagem baseada em problemas, cada um dos temas de estudo é transformado em um problema a ser discutido em um grupo tutorial que funciona como apoio para os estudos.
  • C Na aprendizagem baseada em problemas, a tarefa de orientar deixa de exigir que o facilitador atualize seus conhecimentos, visto que os participantes não exigem uma supervisão rigorosa e resposta às perguntas sobre novas teorias que encontram na internet ou perguntas sobre um estudo possível que vêm a realizar .
  • D A aprendizagem baseada em problemas, de forma mais ampla, propõe uma matriz não disciplinar ou transdisciplinar, organizada por temas, competências e problemas diferentes, em níveis de complexidade crescentes, que os alunos deverão compreender e equacionar com atividades individuais e em grupo.

No que diz respeito ao papel exercido pelo professor, relacionado ao uso das metodologias ativas na educação, assinale uma alternativa incorreta:

  • A A aplicação das metodologias ativas dentro (e fora) da sala de aula não possui relação com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), visto que as tecnologias digitais estão desconectadas com as estratégias, representando uma simples plataforma destinada a acessar exercícios .
  • B O professor precisa teorizar e problematizar o conteúdo, lançar desafios, avaliar resultados e desempenhos (seu e dos alunos), diagnosticar dificuldades e propor caminhos.
  • C O docente deve agregar a função de ajudar os estudantes a se superarem, a se motivarem e a significarem os conteúdos.
  • D Ao trabalhar com metodologias ativas o professor deve desafiar o aluno a promover as condições de construir, refletir, compreender, transformar, sem perder de vista o respeito à autonomia e dignidade deste outro.

No que diz respeito ao previsto expressamente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale a alternativa incorreta:

  • A As instituições de educação superior, quando da ocorrência de vagas, devem abrir matrículas nas disciplinas de seus cursos a alunos não regulares que demonstrarem capacidade de cursá-las com proveito, mediante processo seletivo prévio.
  • B O conhecimento adquirido na educação profissional e tecnológica, inclusive no trabalho, pode ser objeto de avaliação, reconhecimento e certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
  • C Os alunos que tenham extraordinário aproveitamento nos estudos, demonstrado por meio de provas e outros instrumentos de avaliação específicos, aplicados por banca examinadora especial, poderão ter ampliada a duração de seus cursos, de acordo com as normas dos sistemas de ensino.
  • D A educação profissional e tecnológica organizada em eixos tecnológicos deve observar o princípio da integração curricular entre cursos e programas, de modo a viabilizar itinerários formativos contínuos e trajetórias progressivas de formação entre todos os níveis educacionais.

Não se apresentam como modalidades de metodologias ativas de ensino e aprendizagem:

  • A Gamificação e Aprendizagem baseada em projetos.
  • B Aprendizagem Baseada em Problemas e Ensino Híbrido.
  • C Aprendizagem entre pares e Sala de aula invertida.
  • D Aprendizagem singular e Método de autotutela.