Questões comentadas de Concursos da Fundação Santo André (FSA-SP)

Limpar Busca

Assinale uma alternativa que está em contradição com os princípios que orientam o emprego das metodologias ativas na educação:

  • A O estudante é agente construtor de seu próprio conhecimento, tem controle do processo de aprendizagem, sendo que este aprender deve ser guiado por atividades que permitam que o aluno seja mais ativo e participativo.
  • B O professor adota um papel de protagonista, de fonte de informações e de transmissor delas.
  • C Há uma busca constante na relação entre teoria e prática, fugindo da fragmentação do conteúdo, e buscando a problematização da realidade, a possibilidade de significar o aprendizado a partir da contextualização com a vida.
  • D Em conjunto com a problematização surge a ação do estudante em criticar e/ou refletir sobre a realidade e tomar consciência dela, de se sentir desafiado e curioso sobre as possibilidades de resolução dos problemas propostos.

A partir do anunciado sequencialmente descrito, assinale uma alternativa incorreta . “O dever do Estado com a educação pública deve ser efetivado mediante a garantia de”:

  • A atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.
  • B ensino fundamental, obrigatório e gratuito, excluindo aqueles que não tiveram acesso na idade própria.
  • C oferta de ensino noturno regular, adequada às condições do educar.
  • D atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.

No que se refere às disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale uma alternativa incorreta:

  • A Comprovada a negligência da autoridade competente para garantir o oferecimento do ensino obrigatório, poderá ser imputada por crime de responsabilidade.
  • B As instituições de ensino dos diferentes níveis classificam-se nas categorias administrativas: públicas, privadas, assistenciais, religiosas e comunitárias.
  • C Para garantir o cumprimento da obrigatoriedade de ensino, o Poder Público deve criar formas alternativas de acesso aos diferentes níveis de ensino, independentemente da escolarização anterior.
  • D Os docentes devem se incumbir-se-ão de segundo elaborar e cumprir o plano de trabalho, a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

No que tange ao previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale uma alternativa incorreta:

  • A O poder público, na esfera de sua competência federativa, deve recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental, e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso.
  • B O acesso à educação básica é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente fornecida e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.
  • C O poder público, na esfera de sua competência federativa, deve garantir aos pais, aos responsáveis ​​e aos estudantes o acesso aos resultados das avaliações de qualidade e de rendimento escolar nas instituições de ensino, exclusiva e realizada diretamente por ele.
  • D O poder público, na esfera de sua competência federativa, deve recensear anualmente as crianças e adolescentes em idade escolar, bem como os jovens e adultos que não concluíram a educação básica.

No que se refere ao previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale uma alternativa incorreta:

  • A A educação de jovens e adultos deve ser direcionada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino superior, na própria idade.
  • B Quando a educação profissional técnica de nível médio for oferecida em conjunto com a aprendizagem profissional, poderá haver aproveitamento das atividades pedagógicas de educação profissional técnica de nível médio, para efeito de cumprimento do contrato de aprendizagem profissional, nos termos do regulamento.
  • C A educação profissional técnica de nível médio pode ser desenvolvida na forma articulada com o ensino médio.
  • D A preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderá ser desenvolvida nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional.