Questões comentadas de Concursos do Hospital Risoleta Tolentino Neves - MG (HRTN - MG)

Limpar Busca

Monteiro Lobato constrói esse fragmento do conto com uma mescla de linguagem conotativa e denotativa.
A linguagem denotativa pode ser observada no trecho:

  • A “A visão morria a dez passos [...].”
  • B “Eu estava no cais, à espera do Arlanza [...]”
  • C “A esponja de doze anos não a esmaeceu em coisa nenhuma.”
  • D “Tinha eu de matar uma hora de espera dentro dum nevoeiro [...].”

Releia o trecho a seguir.
“A visão morria a dez passos; para além, todas as formas desapareciam no algodoamento da névoa.”
Considerando o contexto do conto, essa passagem sugere que a

  • A névoa era formada por nuvens de algodão, que conferiam uma aparência etérea ao ambiente, levando a divagações do narrador.
  • B dificuldade do narrador de enxergar longe é uma metáfora para o fato de ele estar focado em acontecimentos passados.
  • C visão do narrador foi prejudicada pela preocupação com seu amigo, cujo navio estava preso em meio ao nevoeiro profundo.
  • D densidade da névoa era tão profunda que se assemelhava a algodão, impedindo que o narrador enxergasse ao longe.

Assinale a alternativa que apresenta a principal função do aterramento elétrico em uma instalação.

  • A Aumentar a eficiência energética do sistema.
  • B Reduzir o custo energético do sistema.
  • C Criar um caminho seguro para a corrente elétrica em caso de falha.
  • D Melhorar a qualidade do sinal de transmissão elétrica.

No trecho “Mas o movimento do cais interrompia amiúde o meu sonho [...].”, a palavra destacada tem o mesmo sentido de

  • A sonoramente.
  • B profundamente.
  • C frequentemente.
  • D irritantemente.

No último parágrafo do texto, a figura de linguagem predominante é a

  • A metonímia, que substitui um termo por outro, havendo uma relação de contiguidade ou proximidade entre eles.
  • B metáfora, que consiste na transferência de significado de uma expressão para outra, em uma relação de analogia.
  • C hipérbole, que consiste na ampliação exagerada de uma ideia para enfatizar a mensagem de solidão do narrador.
  • D eufemismo, que suaviza a expressão de irritação do narrador com as interrupções, consideradas desagradáveis.