Questões comentadas de Concursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IF-SE)

Limpar Busca

Denotação e conotação são duas estratégias por meio das quais se ativam o jogo de sentidos proporcionados pelo uso das palavras no texto. O fragmento do Texto I em que se faz uso da linguagem conotativa é:

  • A “O sol parecia a gema de um enorme ovo frito”.
  • B “O táxi já tinha dobrado a esquina”.
  • C “Sem se olharem nos olhos”.
  • D Quando janeiro começou”.

Partindo do Texto I e considerando, em seu conjunto, a obra Morangos Mofados de Caio Fernando Abreu, está INCORRETO o que se afirma em:

  • A A busca, a dor, o fracasso, o encontro, o amor e a esperança vão se delineando ao longo dos contos que compõem a obra.
  • B O conto “Aqueles dois”, cujo excerto constitui o Texto I, compõe a segunda parte da obra, intitulada “os morangos”, cujas narrativas são perpassadas pela dor e pelo sofrimento.
  • C Ora com crueza, ora com ironia, os contos, que compõem o livro, voltam-se para análises sociais, com ênfase na violência urbana, na seca e nas questões político-ideológicas da década de 1980.
  • D A última parte do livro é composta por um único conto que lhe dá nome: “morangos mofados” e sinaliza uma esperança frente ao desencantamento do mundo. O sonho pode ter acabado, mas não morreu.

Ocupam as regiões frias e mais setentrionais do hemisfério norte, encontradas no Alasca e no extremo norte da Europa, do Canadá e da Rússia, onde também são chamadas de Florestas de Taiga. A vegetação a que se refere o texto anterior é:

  • A Florestas temperadas.
  • B Altas montanhas .
  • C Florestas boreais ou de coníferas .
  • D Estepes e pradarias.

O conto “Aqueles dois” narra com suspense e sutileza a relação entre Saul e Raul, dois amigos que trabalham na mesma repartição e cuja amizade supria suas carências afetivas e suas angústias diante do mundo. O texto I é a última parte do conto e também é a mais tensa porque:

  • A Confirma a relação homoafetiva existente entre Raul e Saul.
  • B Revela os valores de uma sociedade conservadora e preconceituosa que, mesmo sem provas, julga e condena Raul e Saul.
  • C Deixa clara a ação criminosa realizada pelas personagens, cuja culpa é evidenciada no silêncio e no comportamento cabisbaixo que assumem diante do chefe.
  • D Expõe a amizade como uma forma de amor capaz de combater a solidão existencial que assola a sociedade moderna.

TEXTO II

– Puxa vida! Este Cabo Viloso é homem até debaixo d’água!
– Arre, égua! Este sim, tem coragem de mamar em onça!
A bem da verdade, eu nunca soube se, naquele momento eles aplaudiam o cabo por sua postura empombada, ou se pilheriavam às suas costas. Será que botavam fogo no coitado, fingindo enaltecer-lhe a bravura? Em Contendas do Papudo, o que não falta é cabra safado e gaiato. DANTAS, Francisco J. C. Cabo Josino Viloso. São Paulo: Planeta, 2005.


No Texto II, o emprego das expressões “arre, égua”, “coragem de mamar em onça” e “cabra safado” contribui para:

  • A Enfatizar a classe social a que pertencem as personagens e o narrador.
  • B Promover a marcação temporal, evidenciado que a língua muda ao longo do tempo.
  • C Demonstrar que há diferentes usos da língua conforme as variadas situações de comunicação.
  • D Caracterizar os usos linguísticos de uma região.