Questões comentadas de Concursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)

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“Os dois pontos servem para marcar, na escrita, uma sensível suspensão da voz na melodia de uma frase não concluída.” (CUNHA & CINTRA, 2013, p. 669)
Considerando-se os dois pontos empregados no texto de Milton Hatoum, avalie as seguintes afirmações.

I – Em “Amazonas: mito grego / menos antigo que os mitos da Amazônia”, os dois pontos introduzem a fala do eu-lírico do poema.
II – Os dois pontos em “Os que vivem no Cosmo há milênios / são perseguidos por mãos de ganância, / olhos ávidos: minério, fogo, serragem, fim” anunciam uma enumeração.
III – No verso “Que triste pátria delida, / mais armada que amada: / traidora de riquezas e verdades”, os dois pontos apresentam um esclarecimento sobre o que foi dito anteriormente.
IV – Em “Os que queimam, impunes, a morada ancestral, / projetam no céu mapas sombrios: / manchas da floresta calcinada, / cicatrizes de rios que não renascem”, os dois pontos foram empregados para citar estados emotivos.
Está correto apenas o que se afirma em 

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e III.
  • D II e IV.
  • E III e IV.

Tendo em vista que o Novo Acordo Ortográfico alterou o emprego do hífen em compostos, em locuções e em formações por prefixação, avalie a passagem a seguir.
No solo de cinzas: o tempo-espaço vazio.
A sequência que apresenta todas as palavras grafadas com o emprego do hífen na forma de “tempo -espaço” é

  • A tenente-coronel / super-homem / vizo-rei.
  • B decreto-lei / médico-cirurgião / ano-luz.
  • C bem-te-vi / geo-história / circum-escolar.
  • D carro-bomba / cachorro-quente / micro-ondas.
  • E peixe-espada / recém-nascido / salário-família.

Considerando-se a leitura, uma inferência correta sobre o texto é que

  • A o deserto habita fantasmas porque é seco e árido.
  • B a destruição do Cosmo iniciou-se desde o mito grego.
  • C as armas são as riquezas e as verdades da pátria delida.
  • D os olhos ávidos da ganância querem minério, fogo e serragem.
  • E os rugidos dos fantasmas são os gritos dos ancestrais da Amazônia.

O ProNEA é um programa com linhas de ação e estratégias bem definidas, que tem por objetivo promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para garantir o meio ambiente ecologicamente equilibrado.


Com base nas estratégias do ProNEA, a articulação e a mobilização social como instrumentos de educação ambiental, o estímulo à educação ambiental, voltada para empreendimentos e projetos do setor produtivo, e o apoio institucional e financeiro a ações de educação ambiental estão relacionados a qual linha de ação?

  • A Comunicação para educação ambiental.
  • B Formação de educadores e educadoras ambientais.
  • C Gestão e planejamento da educação ambiental no país.
  • D Inclusão da educação ambiental nas instituições de ensino.
  • E Monitoramento e avaliação de políticas, programas e projetos de educação ambiental.

Entre as classes gramaticais, a palavra “que” exerce diferentes funções.
A esse respeito, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre a função desempenhada pelo “que” nas passagens a seguir.

( ) No verso “Que triste pátria delida”, a palavra “que” funciona como advérbio.
( ) A palavra “que” é um substantivo no verso “Os que vivem no Cosmo há milênios”. 
( ) No verso “cicatrizes de rios que não renascem”, o “que” é um pronome relativo.
( ) Em “mais armada que amada”, a palavra “que” faz referência a um termo antecedente e, por isso, exerce a função de preposição.
( ) Em “menos antigo que os mitos da Amazônia”, o “que” é um pronome adjetivo que acompanha o substantivo, funcionando como adjunto adnominal.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

  • A F, F, V, V, F.
  • B V, V, F, F, V.
  • C F, V, F, V, V.
  • D F, V, V, F, F.
  • E V, F, V, F, F.