Questões comentadas de Concursos do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (IPAS-GO)

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Assinale a alternativa correta: 

I  –  “ um  modelo  de  atenção  adequado  em  relação  às  normas  de  acesso,  diagnóstico,  tratamento  e  reabilitação” . 

  • A Na  oração  exposta  na  proposição  I, 
    explica-­se  o  uso  da  crase  por  obediência  às  regras  de  concordância  nominal ao adequar a referência do substantivo “relação” ao seu complemento nominal “normas”.
  • B Na oração exposta na proposição I, 
    explica-­se o uso da crase por obediência às regras de concordância verbal  ao adequar a referência do substantivo “relação” ao seu complemento nominal “normas”.
  • C Na oração exposta na proposição I, 
    explica-­se o uso da crase por obediência às regras de regência nominal ao  adequar a referência do adjunto adverbial transitivo “em relação” ao seu complemento nominal “normas”.
  • D Na oração exposta na proposição I, 
    explica-se o uso da crase por obediência às regras de regência verbal ao  adequar a referência do adjunto adverbial transitivo “em relação” ao seu complemento verbal “normas”.
Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal nos períodos apresentados a seguir: 

I  –  “ (...)  e  concentra­se  nas  condições  da  rede  física,  nos  mecanismos  de  regulação  e  no  desenvolvimento das ações de saúde” . 
II – “A auditoria analítica baseia­se no desenvolvimento de atividades” . 

  • A Na  oração  exposta  na  proposição  I  é  obrigatório  o  uso  da  próclise  devido  à  conjunção  coordenativa  “e”,  enquanto na oração exposta na proposição  II é obrigatório o uso da ênclise por causa da ocorrência do sujeito  explícito “a auditoria analítica”.
  • B Na  oração  exposta  na  proposição  I  é  facultativo  o  uso  da  próclise  ou  da  ênclise  devido  à  conjunção  coordenativa “e”, enquanto na oração exposta na proposição II é facultativo o uso da próclise ou da ênclise por  causa da ocorrência do sujeito explícito “a auditoria analítica”.
  • C Na  oração  exposta  na  proposição  I  é  facultativo  o  uso  da  próclise  ou  da  ênclise  devido  à  conjunção  coordenativa  “e”,  enquanto  na  oração  exposta  na  proposição  II  é  obrigatório  o  uso  da  ênclise  por  causa  da  ocorrência do sujeito explícito “a auditoria analítica”.
  • D Na  oração  exposta  na  proposição  I  é  obrigatório  o  uso  da  ênclise  devido  à  conjunção  coordenativa  “e”,  enquanto  na  oração  exposta  na  proposição  II  é  facultativo  o  uso  da  próclise  ou  da  ênclise  por  causa  da  ocorrência do sujeito explícito “a auditoria analítica”.
Artigo é a palavra que precede o substantivo, servindo para classificálo quanto ao gênero e ao número. O artigo pode especificar ou generalizar o substantivo classificandoo em definido ou indefinido. Deste modo, sob o ponto de vista semântico, ou seja, sob o ponto de vista da significação das palavras dentro de um determinado contexto, os artigos e os substantivos estão intimamente ligados. Com base no que se pode inferir das sentenças abaixo, assinale a alternativa correta.

  • APadaria é uma pequena indústria” – nesta sentença a ausência do artigo precedendo o substantivo “padaria”  serve  para  dizer  que  o  substantivo  se  refere  a  qualquer  tipo  de  estabelecimento  designado  pelo  nome  de  padaria.
  • BUma padaria do bairro  foi  interditada pela vigilância sanitária” – nesta sentença pressupõe­se que o bairro  tem apenas uma padaria e, por isso, qualquer habitante da vizinhança  já sabe a que padaria o interlocutor está  se referindo.
  • CA padaria do bairro foi  interditada pela vigilância sanitária” – nesta sentença pressupõe­se que o bairro  tem  mais de uma padaria, e por isso mesmo o interlocutor pode não saber de que padaria se trata
  • DO  livro é uma  fonte de  saber”  – nesta  sentença pressupõe­se que o  substantivo  ”livro” é determinado e  já  conhecido  pelo  interlocutor,  não  podendo  se  definir  como  qualquer  obra  do  gênero,  mas  sim  uma  obra  em  específico.
O noticiário no mês de dezembro de 2009 relatou casos que chamou a atenção. Leia-­os a seguir:  ­

CASO  1:  “A  criança  foi  levada  pela mãe  ao  hospital de  Ibotirama, no  oeste baiano,  no  dia  9  de  dezembro.  Chorava muito. Sem  um  diagnóstico  evidente,  os médicos  pediram uma  radiografia. A  equipe  ficou  surpresa.  Repetimos o exame, pensando que era problema do  raio-­X. Ninguém pensava que alguém  tivesse capacidade  de fazer isso em alguém de 2 anos. As imagens não deixavam dúvidas: o corpo da criança tinha sido perfurado  por 31 agulhas de costura”.

CASO 2:  “Um caso similar ao do menino Márcio aconteceu no Maranhão, onde um menino de dois anos vive  com cinco agulhas no corpo. Os objetos  foram descobertos em outubro deste ano quando a mãe  levou o  filho  para o hospital, alegando que ele havia caído da rede e sentia dores. Examinado, ficou constatado que o garoto  tinha sete agulhas nas regiões torácica e abdominal ­ ele também tinha três costelas e uma clavícula quebradas.  A criança ficou internada em estado grave até o início de dezembro. Em cirurgia, os médicos retiraram duas das  agulhas, mas deixaram as outras por acreditar que a remoção trairia risco à criança. O menino hoje está fora de  perigo”. 

Sobre os dois casos mencionados, sendo um da Bahia e outro do Maranhão, assinale a alternativa  que apresenta respectivamente os nomes das cidades correspondentes a estes estados brasileiros, nos  quais os casos acima ocorreram. 
  • A Ibotirama (BA) / São Vicente Ferrer (MA).
  • B Abaré (BA) / São Roberto (MA).
  • C Iacu (BA) / São Raimundo das Mangabeiras (MA).
  • D Itagiba (BA) / Santo Amaro do Maranhão (MA).
A violência entre quilombolas de Albina, no Suriname, e brasileiros e chineses que vivem no local foi maior do que divulgado inicialmente pelas autoridades, segundo o padre brasileiro José Vergílio. A véspera do natal de 2009, o Suriname tornouse o palco de um conflito ocasionado pelo esfaqueamento de um quilombola por um brasileiro, conforme noticiários. O povo surinamês, descendentes de escravos, é chamado também de:
  • A Vermelho.
  • B Azulado.
  • C Verde.
  • D Marrom.