Questões comentadas de Concursos do ISE-AC

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A ideia central do texto, defendida pelo eu lírico é:

  • A A vida tem duas faces, mas devemos valorizar apenas a face positiva, que nos traz alegrias.
  • B A vida tem duas faces, mas devemos rejeitar a face negativa, pois seu legado é duro e rude.
  • C Aceitar as limitações da vida e suas contradições é ver os valores desmoronarem.
  • D Aprender a viver é escolher o legado positivo da vida, renegando os aspectos negativos.
  • E A face negativa da vida deixou legado de aprendizagens, o que recupera a ideia de face positiva, ensinando a viver.

Ao longo da composição de Cora Coralina, os elementos coesivos desempenham funções primordiais na construção das relações semânticas. Observe as afirmativas abaixo.

I – Os elementos coesivos seu/suas/delas (marcados no texto) correspondem, respectivamente, aos referentes passado/vida /lições de vida.
II – Na primeira estrofe, os versos 3 e 4 relacionam argumentos que se articulam por um conector de oposição.
III – No verso 6, encontramos um elemento coesivo de valor adversativo.
IV - No penúltimo verso, o elemento coesivo encontrado introduz oração coordenada.

A alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas é:

  • A I, II.
  • B II, III.
  • C III, IV.
  • D I, II, IV.
  • E I, III, IV.

O texto de Cora Coralina apresenta uma linguagem de sentido:

  • A informativo.
  • B denotativo.
  • C conotativo.
  • D coloquial.
  • E metalinguístico.

Nos versos “e me fazer pedra de segurança / dos valores que vão desmoronando”, a oração grifada se classifica como:

  • A subordinada adverbial.
  • B subordinada adjetiva.
  • C subordinada substantiva.
  • D coordenada sindética.
  • E coordenada assindética.

Nos versos “Aceitar suas limitações / e me fazer pedra de segurança”, as palavras grifadas sofreram o seguinte processo de formação:

  • A derivação sufixal.
  • B derivação parassintética.
  • C derivação prefixal.
  • D derivação regressiva.
  • E derivação imprópria.