Questões comentadas de Concursos do Ministério Público do Estado da Paraíba (MPE-PB)

Limpar Busca

Cancelou-se o registro (4º parágrafo).

Ao se transpor o trecho acima para a voz passiva analítica, a forma verbal resultante será:

  • A cancelariam.
  • B fora cancelado.
  • C foi cancelado.
  • D cancelaram.
  • E seria cancelado.

Retoma um termo mencionado anteriormente no texto a palavra sublinhada no seguinte trecho:

  • A Cancelou-se o registro (4º parágrafo).
  • B Um inspetor da Superintendência [...] pôs-se a examinar os livros (4º parágrafo).
  • C e o obtiveram pela maneira como se obtêm essas coisas (3º parágrafo).
  • D e a continuar assim sua espécie desapareceria (1º parágrafo).
  • E e o esguicho dos cetáceos [...] dava ideia de imenso jardim (3º parágrafo).

Considere as contribuições psicanalíticas sobre os processos de adoção.

I. Os testes psicológicos não devem ser utilizados, pois dificultam a expressão dos pretendentes à adoção.
II. A avaliação da postura dos pretendentes sobre a revelação da adoção à criança é elemento importante e desvela, muitas vezes, a dificuldade dos pais adotivos em reconhecer e lidar com conflitos e fantasias relativas aos pais biológicos e perda de amor da criança adotiva.
III. A adoção realizada por casais com história de infertilidade, em alguns casos, pode atuar como fator atenuante ou até como possibilidade compensatória; mas, em outros casos, pode intensificar as angústias referentes à impossibilidade de gestar um filho biológico.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A II e III.
  • B I e III.
  • C I e II.
  • D II.
  • E III.

O elemento sublinhado em “pela maneira como se obtêm essas coisas” (3º parágrafo) exerce a mesma função sintática daquele sublinhado em:

  • A Em face dessa resolução, todas as baleias providenciaram registro (3º parágrafo).
  • B Um inspetor da Superintendência [...] pôs-se a examinar os livros (4º parágrafo).
  • C A baleia telegrafou ao superintendente da Pesca (1º parágrafo).
  • D O superintendente [...] respondeu à baleia que não podia fazer nada (2º parágrafo).
  • E o esguicho dos cetáceos [...] dava ideia de imenso jardim (3º parágrafo).

O superintendente, em ofício, respondeu à baleia que não podia fazer nada (2º parágrafo)

Ao se transpor o trecho acima para o discurso direto, o verbo sublinhado assume a seguinte forma:

  • A pudesse
  • B possa
  • C poderia
  • D pude
  • E posso