Questões comentadas de Concursos da Polícia Civil do Estado de Tocantins (PC-TO)

Limpar Busca

O texto apresenta uma organização lógica que possibilita seu entendimento. A relação linguística que auxilia na coerência e na coesão do texto consiste na

  • A retomada dos termos integrantes da oração.
  • B disjunção entre o todo e suas partes.
  • C negação de afirmações absolutivas.
  • D identidade entre as ideias centrais.

A cadeia coesiva do texto é estabelecida por recursos linguísticos, expressos em etapas descritivas sucessivas, que contribuem para a progressão do texto. Os recursos linguísticos que concorrem para a construção dos sentidos do texto são:

  • A metonímia e paragoge.
  • B paráfrase e paródia.
  • C metáfora e hiperônimo.
  • D paranomásia e antítese.

Uma relação secundária estabelecida no texto, de modo a estabelecer sua coesão, é a repetição dos seguintes elementos linguísticos:

  • A “só” e “tal”
  • B “se” e “mas”
  • C “sua” e “na”
  • D “do” e “num”

No texto, é apresentado um confronto de forças na disputa por espaço na mata. O trecho do texto que demonstra o desfecho desse embate é:

  • A “As impressões visuais são menos nítidas.”
  • B “A amoreira gigante está à sua frente. O tronco destaca-se do sincretismo da mata e o homem percorre seu tronco com os olhos.”
  • C “Só o tronco da árvore se destaca, se individualiza.”
  • D “As manchas verdes são cada vez mais sobrepostas, mas, num sobressalto, o tronco da amoreira ainda se afirma, debatendo-se.”

O tema central do texto se desenvolve em torno do fato de, no meio da mata, entre tantos iguais, somente um dos elementos ser apresentado como diferente, por se

  • A isolar dos demais seres do ambiente.
  • B individualizar no contraste com o verde.
  • C preparar para as mudanças inevitáveis.
  • D conformar com seu lugar na natureza.