Questões comentadas de Concursos da Procuradoria Geral do Estado de Sergipe (PGE-SE)

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No que concerne aos agentes públicos, assinale a opção correta.

  • A No regime estatutário dos servidores públicos, não há margem para negociação das condições de trabalho, porque elas decorrem da lei.
  • B Em matéria de legislação de pessoal, a competência para iniciativa legislativa é concorrente do chefe do Poder Executivo, dos parlamentares, dos presidentes de tribunais e do chefe do Ministério Público.
  • C A fim de uniformizar as regras e evitar discrepâncias de tratamento, a Constituição Federal de 1988 unificou o regime estatutário dos agentes públicos, para os três níveis da federação.
  • D A doutrina, majoritariamente, equipara o significado dos termos “vencimento” e “vencimentos” quando trata da remuneração dos agentes públicos.
  • E No caso de agentes públicos sob regime celetista, não se adotam planos de cargos, porque prevalece a negociação entre empregadores e empregados.

No que se refere às fontes do direito administrativo, assinale a opção correta.

  • A Segundo a doutrina majoritária, devido à formalidade que caracteriza o direito administrativo, suas fontes são, necessariamente, escritas.
  • B Quando se cita a lei como fonte do direito administrativo, faz-se referência às leis ordinárias regularmente aprovadas pelo Congresso Nacional.
  • C Apesar de sua relevância para orientar os agentes públicos, a jurisprudência não é tida como fonte do direito administrativo.
  • D Leis que são fonte do direito administrativo não necessariamente têm aplicabilidade em todo o território nacional.
  • E A jurisprudência somente é fonte do direito administrativo nos países que adotam o sistema de contencioso administrativo.

No tocante aos crimes contra a ordem tributária, assinale a opção correta com base na Lei n.º 8.137/1990 e na jurisprudência dos tribunais superiores.

  • A Os crimes materiais previstos na citada lei não prescindem da constituição definitiva do crédito tributário para viabilizar a persecução penal, razão por que o encaminhamento da representação fiscal ao Ministério Público somente é possível após o exaurimento do processo administrativo.
  • B Os crimes materiais previstos nessa lei prescindem da constituição definitiva do crédito tributário para viabilizar a persecução penal, razão pela qual o encaminhamento da representação fiscal ao Ministério Público somente é possível após o exaurimento do processo administrativo.
  • C Os crimes formais previstos na mencionada lei prescindem da constituição definitiva do crédito tributário para viabilizar a persecução penal, razão por que o encaminhamento da representação fiscal ao Ministério Público somente é possível após o início do processo administrativo.
  • D Os crimes formais previstos no referido diploma legal não prescindem da constituição definitiva do crédito tributário para viabilizar a persecução penal, razão pela qual o encaminhamento da representação fiscal ao Ministério Público somente é possível após o exaurimento do processo administrativo.
  • E Os crimes materiais previstos na referida lei não prescindem da constituição definitiva do crédito tributário para viabilizar a persecução penal, razão por que o encaminhamento da representação fiscal ao Ministério Público somente é possível após o início do processo administrativo.

No que diz respeito ao direito de regresso, assinale a opção correta.

  • A O direito de regresso não pode ser invocado nos casos de atos meramente culposos de agente público.
  • B Agente público que deva ressarcir o Estado em caráter regressivo somente pode ser responsabilizado na via judicial
  • C Não tem direito de regresso contra o poder concedente o concessionário de serviço público que tenha causado dano.
  • D Pelo fato de exercerem atividade a título privado, não cabe responsabilização do Estado por atos de notários e registradores nem, em consequência, direito de regresso contra estes.
  • E Juízes podem ser responsabilizados com base no direito de regresso.

As servidões administrativas

  • A impõem-se apenas para realização de obra pública.
  • B podem atingir bem público.
  • C são integralmente regidas pelas normas do Código Civil.
  • D não geram direito a indenização, pelo fato de não importarem em perda da propriedade.
  • E não podem ser impostas por decisão judicial.