Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Alumínio

Limpar Busca
Uma característica comum às propostas pedagógicas da Minddrive e da Green School diz respeito à preocupação com
  • A o ensino humanista e alheio às demandas do mercado de trabalho.
  • B a formação emocional e, especialmente, espiritual do indivíduo.
  • C o aprendizado partindo de formulações teóricas e centrado em abstrações.
  • D o desenvolvimento do raciocínio lógico em detrimento do emocional.
  • E a aplicação do conhecimento em situações práticas do cotidiano.

Dois termos antônimos empregados no primeiro parágrafo são:

  • A aulas e lições.
  • B ecológico e econômico.
  • C normal e exótico.
  • D escola e ensino.
  • E problemas e desafios.
Os dois-pontos em – Green School é uma escola em Bali, na Indonésia, onde tudo é natural: as estruturas são de bambu e as salas de aula, abertas, para que o calor e o vento balineses possam entrar. (2º parágrafo) – servem ao propósito de introduzir, com relação à primeira parte da frase,
  • A um contraste.
  • B uma síntese.
  • C uma ressalva.
  • D um esclarecimento.
  • E uma relativização.

O termo para expressa ideia de finalidade/propósito em:

  • A O Minddrive, na verdade, é um reforço escolar para adolescentes que não vão bem no ensino regular. (1º parágrafo)
  • B ... que os alunos simulam situações cotidianas e pensam em soluções para os problemas que vão surgindo. (1º parágrafo)
  • C Os desafios que as nossas escolas enfrentam hoje são importantes demais para ficarmos isolados. (1º parágrafo)
  • D Precisamos preparar os alunos para o mundo real... (1º parágrafo)
  • E ... as estruturas são de bambu e as salas de aula, abertas, para que o calor e o vento balineses possam entrar. (2º parágrafo)

De acordo com o autor,

  • A o tempo que passava na estrada não lhe parecia extenso, mesmo com os comentários dos repórteres, pois ele apreciava dirigir.
  • B as frequentes perguntas dos repórteres acerca do tempo gasto para ir de carro ao trabalho persuadiram-no a mudar de ocupação.
  • C a lembrança do poema de Quintana permitiu a ele compreender que sua vida não era inútil como a das pessoas que apenas sonham com um mundo possível.
  • D o conflito acerca do tempo despendido em suas viagens de carro dissipou-se após a lembrança do poema de Mario Quintana.
  • E o poema de Quintana levou-o a perceber que valia a pena gastar o tempo que fosse dirigindo, pois o importante mesmo era seu destino: a escola.