Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Amparo

Limpar Busca

De acordo com as estratégias composicionais do texto lido, pode-se afirmar que ele busca, principalmente:

  • A defender a tese de que os empresários, em sua maioria, estão buscando caminhos para a sustentabilidade em primeiro lugar.
  • B alertar a população de que é importante se preocupar e fazer algo em prol da sustentabilidade.
  • C apontar que a pesquisa realizada só apresentou como tema os riscos para os negócios dos empresários em relação às questões climáticas.
  • D apresentar o resultado de um estudo, realizado no meio empresarial, por intermédio de dados concretos.
  • E destacar que todas as empresas envolvidas se preocupam com as pautas socioambientais e apresentam indicadores e metas definidas para minimizar os problemas relacionados a essas questões.

O título do texto aponta, em relação à temática, para um caráter de preocupação:

  • A consciente.
  • B neutra.
  • C procrastinadora.
  • D simplista.
  • E sofismática.

A locução conjuntiva que inicia o 7º parágrafo foi empregada com valor semântico de:

  • A temporalidade.
  • B finalidade.
  • C consequência.
  • D causa.
  • E concessão.

Um verbo regular foi empregado, na opção:

  • A “No Brasil, 78% dos executivos consideram os riscos climáticos (...)” (1º parágrafo).
  • B “(...) A pesquisa também traz questionamentos (...)” (3º parágrafo).
  • C “(...) Outros 9% não souberam (...)” (4º parágrafo).
  • D “(...) e 39% disseram (...)” (4º parágrafo).
  • E “(...) que o mercado ainda está no início da jornada (...)” (8º parágrafo)

Segundo o texto:

  • A as empresas com menor faturamento veem pouca relevância em relação às questões climáticas.
  • B as empresas com maior faturamento veem bastante relevância, em relação às questões climáticas.
  • C as empresas com maior faturamento apresentam olhar diferente em relação às questões climáticas: uma parte considera relevante; a outra, irrelevante.
  • D as empresas com menor faturamento veem irrelevância total em relação às questões climáticas.
  • E as empresas com maior faturamento veem relevância mediana em relação às questões climáticas.