Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Cacimbinhas

Limpar Busca
Texto A partir da nota obtida pelos alunos na prova, as escolas são classificadas por nível de aprendizagem, que variam do nível 0 a 9. Na disciplina de língua portuguesa, por exemplo, apenas 0,03% dos alunos do 5º ano atingiram o nível máximo na prova de leitura, ou seja, são alunos capazes de entender a função dos sinais de pontuação no texto. A grande maioria - 60% - não consegue sequer identificar o narrador do texto. Em matemática, a situação é ainda pior: depois de cinco anos na escola, 14% dos alunos não conseguem fazer uma conta de multiplicação com dois algarismos.
Somadas as taxas de reprovação dos alunos, as notas da Prova Brasil ajudam a compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), usado como parâmetro para medir a qualidade do ensino no país. O Ideb 2013 foi divulgado pelo Ministério da Educação em setembro e mostrou o que as notas da Prova Brasil só voltaram a confirmar que no país: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/40- dos-alunos-concluem-o-ensinofundamental-sem-saber-interpretar-textos/
  • A ninguém se interessa muito em estudar
  • B é muito difícil estudar no ensino fundamental
  • C os métodos de ensino estão ultrapassados
  • D a qualidade do ensino no país está ruim
  • E a educação não acompanha a evolução dos alunos

No texto a palavra “parâmetro”, é:

  • A substantivo masculino
  • B um adjetivo
  • C verbo
  • D pronome
  • E substantivo feminino

De acordo com a nova ortografia, estão escritas corretamente as palavras da alternativa:

  • A cômodo, ventilador, indólor
  • B vírus, caráter, pitú
  • C hífen, próton, álbum
  • D latéx, papél, caramélo
  • E ortodóxo, monôtono, xilófone

A divisão silábica está correta nas palavras da alternativa:

  • A já-ne-lin-ha, car-ne-iri-nho, ca-dei-ri-nha
  • B a-ve-ri-gu-ei, am-bí-gu-o, na-ta-lí-ci-o
  • C co-me-do-ur-o, ca-va-lin-ho
  • D co-rre-ta-men-te, a-bso-lu-tam-en-te, in-difer-em-te
  • E mor-fo-lo-gi-a, co-man-dan-te, or-to-gra-fia

A acentuação tônica implica na intensidade com que são pronunciadas as sílabas das palavras. Aquela que se dá de forma mais acentuada, conceitua-se como sílaba tônica. As demais, como são pronunciadas com menos intensidade, são denominadas de átonas.
De acordo com essas regras temos: I – caju, café, atum, são oxítonas II – papel, coração, cafu não são oxítonas III – câmara, odontólogo, psicólogo, são proparoxítonas IV – ornitólogo, carnívoro, abóbora, não são proparoxítonas

Estão corretas as afirmações dos itens:

  • A I, II e III
  • B I e III
  • C II e III
  • D II e IV
  • E II, III e IV