Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Cascavel

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Um ângulo α é suplementar a um ângulo de 160º e complementar a um ângulo β. Então, a medida do ângulo β é de:

  • A 20°.
  • B 70°.
  • C 37°.
  • D 67°.
  • E 58°.

Sérgio recebeu sua mesada e já foi correndo ao Armazém do Sr. Pedro. Chegando lá, pediu dois chicletes, uma bala, cinco bombons e três paçoquinhas. Sabe-se que cada chiclete custa R$ 0,25, cada bala, R$ 0,10, cada bombom, R$ 1,32, e cada paçoquinha, R$ 0,37, e que Sérgio, ao pagar todos os doces, recebeu como troco R$ 11,69. Além disso, Sérgio disse que gastou no Armazém apenas 1/3 da sua mesada. Sabendo disso, é possível afirmar que o valor integral da mesada de Sérgio é:

  • A R$ 24,93.
  • B R$ 38,95.
  • C R$ 54,89.
  • D R$ 60,00.
  • E R$ 36,39.

Para fazer um bolo de chocolate, usamos exatamente 6 ovos, 2 xícaras de leite, 1 xícara de óleo de soja, 4 xícaras de farinha, 2 xícaras de açúcar, 6 colheres de chocolate em pó, 1 colher de sopa de margarina e 1 colher de café de fermento em pó. Sabemos que cada bolo serve 11 crianças e 2 adultos. Se, na festa da escola, teremos 729 crianças e 15 adultos, será necessário fazer quantos bolos, para que ocorra o menor desperdício possível?

  • A 74 bolos.
  • B 49 bolos.
  • C 58 bolos.
  • D 67 bolos.
  • E 57 bolos.

O ato de educar exige muita responsabilidade e vai além das ações em sala de aula. As atividades de um gestor escolar, por exemplo, podem influenciar questões que envolvem diretamente a qualidade de vida do aluno, como é o caso da alimentação. Sobre uma alimentação de qualidade, coloque F para falso e V para verdadeiro nas assertivas a seguir e depois assinale a alternativa que contempla a sequência CORRETA.
( ) Ter foco na qualidade nutricional.
( ) Cuidar para que alguns alunos se alimentem.
( ) Envolver a comunidade no gerenciamento da merenda escolar.
( ) Eliminar desperdícios.

  • A F – V – V – V
  • B V – F – F – V
  • C V – F – V – F
  • D V – F – V – V
  • E F – F – V – V

Nas últimas décadas do século XIX e durante a primeira metade do século XX, as Obrages exploraram o Oeste do Paraná. Sobre as Obrages no Oeste do Paraná, é CORRETO afirmar:

  • A Obrages foi um sistema de colonização que loteou e dividiu as terras no Oeste do Paraná e as vendeu para colonos oriundos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante a primeira metade do século XX.
  • B Obrages é o termo usado para designar empresas que objetivavam extrair erva-mate no Oeste do Paraná com o uso de mão de obra constituída por agricultores de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
  • C A principal Obrage que atuou no Oeste do Paraná foi a Industrial Madeireira Rio Paraná - MARIPÁ -, que também foi a responsável, na década de 1930, pela fundação do município de Cascavel.
  • D Obrages é o termo usado para designar empresas que extraíam madeiras e erva-mate no Oeste do Paraná com o uso de mão de obra indígena, os mensus.
  • E Obragens eram empresas que exploravam madeira e erva-mate no Oeste do Paraná com o uso da mão de obra dos mensus, que eram trabalhadores oriundos dos Campos Gerais do Paraná.