A padronização dos dados em bibliotecas é essencial para a interoperabilidade entre sistemas informatizados e cooperação catalográfica (ORTEGA, 2002). Sobre os formatos de registros, é CORRETO afirmar:
A O termo "formato" é definido como modelo de organização de dados destinado a representar uma classe de objetos, sendo que esta representação associa, em geral, um aspecto conceitual e uma ou mais expressões destinadas ao tratamento informático;
B No caso dos formatos bibliográficos e catalográficos, as normas do ISBD (International Standard Bibliographic Description) realizam as especificações para os modos de organização e representação de dados para o tratamento informático dos dados, enquanto os formatos MARC (Machine Readable Cataloging) são especificam os aspectos conceituais que são precisadas por regras de catalogação, como o AACR2 (Anglo - American Cataloguing Rules);
C Na prática, os formatos de registros bibliográficos eliminaram as dificuldades técnicas e possibilitam a conversão automática sem erros em todos os tipos de casos;
D Na importação dos dados, os padrões de registros bibliográficos resolveram o problema da formatação dos arquivos originais ser distinta da formatação do arquivo destinatário, o que resultava em dificuldades relacionadas à reformatação e tratamento dos dados importados;
E Há um consenso na interpretação das regras catalográficas, cuja consequência é a existência e adoção de um único padrão de descrição e tratamento informático de documentos.
Foi o primeiro a utilizar a expressão "recuperação da informação", e criador da ideia da linguagem documentária como unidade para indexação, isto é, não as palavras, mas os conceitos (grupos de palavras ou expressões), inaugurando a noção de "descritor":
Conforme a norma NBR 6023:2018, estão incorretas as seguintes referências, EXCETO:
A _____. O chamado. Sextante: Rio de Janeiro, 2010.
B SILVA, Borba (ed.). O amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
C LIMA, G. B.; SANTOS, R. N. R. O campo da informação no ordenamento político de gênero. In: ROMEIRO, N. L.; MARTINS, C. W.; SANTOS, B. A. (Org.). Do invisível ao visível: saberes e fazeres das questões LGBTQIA+ na Ciência da Informação. Florianópolis: Rocha, 2019.
D LEWIS, David W. Reimagining the academic library: what to do next. El profesional de la información, [s. l.], v. 28, n. 1, 2019.
E TEWELL, E. C. The practiceandpromiseofcriticalinformationliteracy: academiclibrarians’ involvement in criticallibraryinstruction. College&ResearchLibraries, [s. l.], v. 79, n. 1, p. 10, jan. 2018.