Redigir memorandos, comunicações internas ou ofícios, preparar relatórios, elaborar balancetes, requisições, boletins e mapas demonstrativos são tarefas de comunicação interna nas organizações e devem obedecer a critérios para que a informação seja útil e segura, servindo como referência ou mesmo registro formal.
No que se refere aos relatórios administrativos e seus desdobramentos ou tipos, assinale a alternativa INCORRETA.
- A Relatórios administrativos são comunicações produzidas pelos membros de uma organização, desde que requeridos ou utilizados pelos administradores. Podem ser uma simples carta ou memorando, ou ainda um quadro, um gráfico ou uma tabela.
- B Os memorandos são um tipo comum de relatórios informais, cuja característica principal é o comprimento ou tamanho, ocupando uma ou duas páginas no máximo. Eles sempre contêm: data, endereço, remetente e assunto.
- C Saber onde estão as informações, saber como encontrá-las, pesquisá-las e garantir a veracidade é critério ou recurso que não se pode desconsiderar.
- D Os relatórios do tipo formal são extraordinários, tratam de problemas de ocorrências irregulares, e devem ter breve redação, mas formal.