Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Ipumirim

Limpar Busca

Sobre os componentes estruturais do (7º§), marque a alternativa INCORRETA.

  • A Os componentes linguísticos de: "A gente faz o que pode." - comprovam o descontentamento da voz do texto e exemplifica discurso indireto livre.
  • B No segmento: "no comportamento falhamos como pobres bichos frágeis" - temos ideia de comparação, similaridade.
  • C No segmento: "nem semideuses, nem santos." - temos elementos coesivos alternativos.
  • D No trecho: "E embora nossa alma" - o elemento coesivo conjuntivo destacado equivale a "já que".
  • E No trecho: "Devemos é confessar humildemente nossa frágil condição humana," temos exemplo de sujeito elíptico identificado pela desinências verbal (mos).

Analise as assertivas com V, para verdadeiro, ou F, para falso: 

(  )O título do texto está escrito com ideia condicional.
(  )A preposição usada na frase: "A longa lista de desafios" é imposta pela regência nominal.
(  )A frase: "A gente faz o que pode". - está escrita com verbos de segunda conjugação na terceira pessoa do singular do presente do modo indicativo.
(  )A expressão: "intimidava-me" tem o mesmo sentido de "causava-me medo".

Marque a alternativa com a série CORRETA.

  • A F, V, V, F.
  • B V, F, V, F.
  • C V, V, V, V.
  • D V, F, V, V.
  • E F, F, V, F.

No município de Ipumirim/SC, o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, aprovado pela Câmara Municipal, é:

  • A A Lei Orgânica Municipal.
  • B O Código de Posturas.
  • C A Lei de Parcelamento do Solo.
  • D O Plano Diretor.
  • E O Código de Edificações.

Sobre os componentes linguísticos estruturais do texto, marque a alternativa INCORRETA.

  • A No trecho: "Eu devia conservar serenamente a minha". - destacamos, respectivamente: uma locução verbal, advérbio de modo e pronome possessivo.
  • B O trecho: "E quando estourassem aquelas greves políticas que eu tanto amava - a escola ferveria em pleno clima revolucionário sob o tacão da ditadura ..."- está estruturado, respectivamente, com ações: em tempo pretérito imperfeito do modo subjuntivo, em tempo pretérito imperfeito do modo indicativo, em tempo futuro do pretérito do modo indicativo.
  • C No período: "Sim, diariamente, eu lia poemas antes de sair." - as vírgulas separam advérbios com sentidos diferentes, deslocados na oração.
  • D A numeração no período: "E¹ foi daí por ¹ diante que¹ eu ² comecei a perceber então ³ que de nada vale decorar máximas que² ficam gravadas na memória, mas não ficam no coração ³". - identifica (1) termos monossílabos invariáveis, (2) termos monossílabos pronominais, (3) termos oxítonos sem acento gráfico que justifique a tonicidade, porque til só serve para marcar a nasalização da vogal.
  • E O período: "Se me batessem num lado da face, imediatamente ofereceria outro..." está escrito com elementos coesivos conjuntivos com ideia concessiva.

Marque o parágrafo que infere o momento em que a narradora começa a entender que não adianta assimilar pensamentos, conceitos sem trabalhar o emocional.

  • A Primeiro.
  • B Quarto.
  • C Terceiro.
  • D Segundo.
  • E Quinto.