Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Itapecerica da Serra

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Além do resultado on-line, Adriana Czelusniak confere as listas impressas, afixadas nas paredes do complexo, para se certificar da aprovação. Essa desconfiança do resultado se deve a:

  • A falta de credibilidade da instituição.
  • B problemas de conexão com internet.
  • C restrições a pessoas com autismo impostas pelo vestibular.
  • D surpresa de terem sido aprovados.
  • E informações desencontradas entre site e listas impressas.

No começo do texto, mãe e filho estão apreensivos, porque:

  • A não sabem se serão aceitos na universidade por serem autistas.
  • B aguardam o resultado do vestibular que ambos prestaram.
  • C receiam o “banho de lama” dos aprovados.
  • D desconfiam do resultado divulgado no portal da instituição.
  • E disputam a mesma vaga suplementar em Pedagogia.

No segundo parágrafo, a palavra “onde” retoma uma referência anterior; ou seja, o “campus de Ciências Agrárias da UFPR”. Com essa função morfológica, onde é:

  • A advérbio de lugar.
  • B pronome relativo.
  • C conjunção aditiva.
  • D advérbio de afirmação.
  • E pronome demonstrativo.

Releia a seguinte frase:
“Ela e o filho são diagnosticados com transtorno do espectro autista e, a partir do fim de março, vão começar a frequentar juntos o curso universitário.”
O uso de vírgulas em “a partir do fim de março” é necessário para:

  • A diferenciar o início de oração em um período composto.
  • B separar o adjunto adverbial deslocado.
  • C marcar a interposição de oração subordinada à principal.
  • D isolar uma oração intercalada.
  • E inserir o aposto explicativo.

Considere o seguinte trecho:
“Por um lado, eu fico com pena de pessoas que passam anos tentando e não conseguem passar. Mas fiquei feliz, porque fizemos [as provas] com nosso conhecimento e passamos. Foi merecido.”
Com base nessa afirmação, é correto afirmar que Adriana Czelusniak:

  • A questiona a eficácia dos cursos preparatórios.
  • B se solidariza com os candidatos reprovados.
  • C defende cotas para pessoas com autismo.
  • D argumenta em favor de seleções sequenciais.
  • E se mostra dividida em relação à aprovação.