Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Jaguaribe

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O TEXTO I, de Élio Gasda, é classificado, de acordo com suas características, como sendo

  • A um editorial.
  • B uma carta aberta.
  • C um artigo de opinião.
  • D uma crônica narrativa.

Na oração “Transmitir conhecimentos é imprescindível, mas educar para o pensamento é uma urgência”, a vírgula foi empregada corretamente, pois está

  • A separando orações subordinadas adverbiais antepostas à oração principal.
  • B separando a oração coordenada assindética da oração sindética adversativa.
  • C separando elementos que exercem a mesma função sintática no período.
  • D separando a oração principal da oração adjetiva explicativa.

Sobre a desumanização, apresentada pelo autor Élio Gasda no TEXTO I, analise as afirmativas a seguir:
I. Desumanizar é eliminar restrições morais à crueldade, tornando comum a prática de atrocidades contra os seres. II. Monstruosidades tornam-se fatos corriqueiros por meio da superficialidade da vítima e da descartabilidade do agente. III. A desumanização impõe o desafio de educar para o pensamento imune aos clichês e adepto ao negacionismo científico. IV. O ser humano que recusa a verdade e reproduz a mentira colabora para que esse processo de desumanização aconteça. V. O ódio alimenta a desumanização que, por sua vez, influencia as atitudes empáticas que precisam ser despertadas na população.
É correto o que se afirma

  • A apenas em I e IV.
  • B apenas em I e III.
  • C apenas em II e V.
  • D apenas em II, IV e V.

A coesão é muito importante para interligar as ideias de um texto, com lógica e coerência. Para unir os dois períodos abaixo que estão separados por ponto e manter a relação de sentido entre eles, seria adequado usar uma conjunção de que tipo?
“Acreditar é mais fácil do que pensar. É difícil pensar por si mesmo”.

  • A “Acreditar é mais fácil do que pensar, porque é difícil pensar por si mesmo”. – Coordenativa explicativa.
  • B “Acreditar é mais fácil do que pensar, mas é difícil pensar por si mesmo”. – Coordenativa adversativa.
  • C “Acreditar é mais fácil do que pensar, logo é difícil pensar por si mesmo”. – Coordenativa conclusiva.
  • D “Acreditar é mais fácil do que pensar, embora seja difícil pensar por si mesmo”. – Subordinativa concessiva.