Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Jequié

Limpar Busca
A expressão destacada em Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos.”, que introduz o 2º período do texto, estabelece:
  • A Resultado antecipado.
  • B Discrepância contrária à coesão.
  • C Justificativa dos aspectos citados.
  • D Aceitação de um fato em oposição a outro.
Ao longo da história educacional, diferentes teorias e abordagens foram evoluindo, dentre as quais algumas colocaram como seu maior objetivo o refletir; o pensar; e, o fazer do professor. Considere a abordagem na qual se percebe a aprendizagem de forma científica, como um produto do meio, resultante dos fatores externos. Preocupa-se com as relações sociais sem deixar de privilegiar a capacidade do aluno em assimilar as informações. Nesta teoria, o professor, além de planejar os conteúdos, preocupa-se em trabalhá-los da melhor forma, adequando-os ao desenvolvimento dos alunos. O professor é visto como um coordenador e o aluno como um sujeito ativo em seu processo de aprendiz. Sobre o exposto, infere-se que se trata da abordagem:
  • A Tradicional.
  • B Humanista.
  • C Cognitivista.
  • D Comportamentalista.
“Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias.” (4º§) A conjunção destacada estabelece em relação à informação apresentada anteriormente uma 
  • A circunstância.
  • B permanência.
  • C contrariedade.
  • D condescendência.
Para compreender plenamente um texto é necessário saber o significado das palavras nele dispostas. Considerando o contexto empregado, assinale a alternativa em que a palavra destacada, ao ser substituída, evidencie alteração de sentido, pelo vocábulo relacionado. 
  • A “[...] pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.” (1º§) – tosou
  • B Esquiva como um gato, não mais atravessava praças.” (2º§) – repulsiva
  • CE vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, [...]” (1º§) – masculino
  • D “[...] permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras.” (3º§) – disfarçada
Largou o tecido em uma gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, [...]” (6º§) Os tempos verbais assumem vários valores semânticos. Na passagem anterior, as formas verbais destacadas exprimem ações
  • A incertas.
  • B rotineiras.
  • C contínuas.
  • D concluídas.