Questões comentadas de Concursos da Prefeitura de Macapá - AP

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Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A abertura para ambas as instâncias (1° parágrafo) = vinculação alternada com as modalidades.
  • B correspondência aos fatos históricos (2° parágrafo) = determinismo dos fenômenos sociais.
  • C procura ver em cada tendência (2° parágrafo) = busca divisar em cada orientação.
  • D na medida em que é um sistema de produtos (2° parágrafo) = à medida que sistematiza sua produção.
  • E de modo a apreender a realidade (2° parágrafo) = de tal sorte que se constitua com realismo.

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • A Reconhecem-se, nesse texto, as qualidades de sociólogo e de crítico literário reunidas na mesma pessoa do analista dialético que é Antonio Candido.
  • B Caracterizadas por suas análises dialéticas, das quais a literatura e a sociedade são recompensadas, é assim que as considera Antonio Candido.
  • C Para um grande crítico, tal qual o caso de Antonio Candido, nem literatura nem sociedade, guardam proporções melhores do que quando dialetizadas.
  • D Embuído de um contraste dialético, a atitude de Antonio Candido consiste em transpor na literatura os meios de uma expressão social, e vice-versa.
  • E O método dialético é onde costumam firmar-se críticos que, como Antonio Candido, visam à desobstruir os impasses que medeiam arte e sociedade.

Como conjunto de obras de arte a literatura se caracteriza por essa liberdade extraordinária que transcende as nossas servidões.


Na frase acima, considerando-se o contexto,

  • A a força da literatura é equiparada com a força das paixões que nos assaltam e nos imobilizam.
  • B o fascínio da literatura se explica pelo fato de denunciar para nós mesmos o que nos acorrenta à realidade.
  • C denuncia-se a nossa incapacidade de responder à literatura quando não nos livramos do que nos aprisiona.
  • D afirma-se que o servilismo que caracteriza os homens acaba se tornando um empecilho para o desfrute da liberdade de criação.
  • E dispõe-se que a liberdade da literatura é de tal modo excepcional que nos leva além de nossas restritas dependências.

Ocorre forma verbal na voz passiva e respeita-se plenamente a concordância verbal na frase:

  • A Não deixam de ser enfadonhos, de acordo com os valores do crítico, traçar paralelos mecânicos entre fatos históricos e suas expressões literárias.
  • B Caso se aceite a tese de que a uma produção literária devem corresponder determinados fatos sociais, poderá ocorrer uma forma mecânica de análise.
  • C De tal modo nos pesa, a cada um de nós, os grilhões sociais, que ao nos oferecerem lições de liberdade, a literatura tornase imprescindível.
  • D Sempre haverá de existir, para desconforto dos dialéticos, aqueles que preferem ver a literatura e a sociedade como instâncias incompatíveis.
  • E Se a pujança dos grandes fatos históricos se transmitissem mecanicamente para a literatura, caberiam aos autores menores só falar das epopeias.

Deve-se entender que a compreensão dialética exercitada permanentemente pelo crítico Antonio Candido consiste em estabelecer a

  • A primazia da imaginação artística sobre os fatos da realidade, que ela depura e sintetiza com fidelidade.
  • B maneira pela qual a arte projeta sua forma e seu conteúdo a partir da forma e do conteúdo dos fatos sociais.
  • C completa independência entre as instâncias da literatura e da sociedade, reconhecendo em cada uma o que há nela de intraduzível.
  • D forma pela qual a literatura e a sociedade se constituem de modo a manter sua independência sem perder os vínculos que mantêm entre si.
  • E dependência determinante entre ambas, de modo que em separado cada uma delas se torna incompreensível.