Questões comentadas de Concursos da Prefeitura de Orlândia - SP

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Segundo o contexto do Texto I, por “Serviço de negro” entende-se um trabalho socialmente considerado

  • A importante
  • B dispensável
  • C incomum
  • D suspeito
  • E inferior

De acordo com o ponto de vista do enunciador do Texto I, o preconceito sustenta-se, dentre outros aspectos, na(o)

  • A alienação
  • B ética
  • C irresponsabilidade
  • D inconformismo
  • E respeito

No Texto I, nas expressões “serviço de branco” (. 3) e “mesmo sendo negras” (. 5), o uso das aspas visa a

  • A destacar palavras que assumem um sentido fora do comum no contexto.
  • B assinalar o caráter simbólico com que tais termos são socialmente usados
  • C desmitificar a posição subalterna relegada ao negro na sociedade.
  • D promover os tipos de serviço desempenhados por muitos negros.
  • E exemplificar a inconsciência dos negros frente à sua condição social.

Em “Um garoto negro termina um serviço que lhe havia sido solicitado e, orgulhosamente, garante ter feito ‘serviço de branco’” (l 1-3, Texto I), o uso do advérbio destacado

  • A confere à atitude do garoto um caráter laudatório.
  • B evidencia uma dúvida quanto ao sentimento do garoto
  • C particulariza o sentido do verbo garantir no contexto
  • D marca crítica implícita do enunciador à postura do rapaz.
  • E isenta o autor da responsabilidade do que afirma.

No Texto I, o uso do travessão em “Como dizia um conhecido — para meu horror e indiferença dos demais participantes da conversa:” (l 7-9) constitui recurso argumentativo, uma vez que

  • A auxilia na descrição feita acerca do preconceito
  • B enfatiza o ponto de vista crítico do enunciador.
  • C traduz a adesão do autor à informação exposta.
  • D suspende o pensamento do enunciador sobre o tema.
  • E desvela a discordância dos participantes da conversa.