Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Quixadá

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Quanto à análise morfossintática dos termos, assinale a alternativa correta.

  • A Poemas e hinos – 1º parágrafo: substantivo/ sujeito.
  • B Livre – 2º parágrafo: adjetivo/adjunto adnominal;
  • C Paredes – 4º parágrafo: locução adverbial/ adjunto adverbial de modo.
  • D Conselheiro – 3º parágrafo: adjetivo/objeto direto.
  • E Tão – 8º parágrafo: adjetivo/adjunto adverbial.

Kamii (1987), com base em Piaget, reafirma que a construção do conceito de número pela criança se dá por meio de “uma síntese de dois tipos de relações que a criança elabora entre os objetos (por abstração reflexiva). Uma, é a ordem e a outra é a inclusão hierárquica”. Assim, o conceito de número não pode ser “ensinado” às crianças pela via da apresentação e da repetição desse conceito pelo professor. É preciso que as crianças construam estruturas mentais para abarcar esse conceito e a melhor forma de fazer isso é estimulando -as a colocarem os elementos da vida em todos os tipos de relações. Nesse prisma, sobre papel do professor no ensino da matemática, estão corretas:
I. Encorajar o pensamento sobre números e quantidades de objetos em situações que sejam significativas para elas, ou seja, as crianças devem pensar sobre quantidade sempre que sentirem necessidade e interesse. II. Estimular a quantificação de objetos logicamente e a comparação de conjuntos (em vez de apenas contar). III. Incentivar a elaboração de conjuntos com objetos móveis. Folhas de exercícios com desenhos não são apropriadas para ensinar o número elementar, pois pode conduzir à resposta certa pela maneira errada. IV. Limitar a troca de ideias com seus pares. Através da troca de ideias e entre colegas, as crianças podem se dispersar, perderem o tempo previsto para a realização das atividades e a correção feita pelo professor. V. Compreender como a criança está pensando e intervir de acordo com o que parece em sua lógica. Mais do que corrigir a resposta dada pela criança, o professor deve tentar reconstituir o seu raciocínio para entender a base do “erro”.

  • A Duas alternativas.
  • B Três alternativas.
  • C Quatro alternativas.
  • D Todas as alternativas.
  • E Nenhuma das alternativas.

Quanto à classificação das orações, é correto afirmar:


...que o homem nasceu livre – 2º parágrafo; ...somos, pois, criaturas nutridas de liberdade há muito tempo – 3º parágrafo são:

  • A Orações subordinadas adverbiais de tempo e de causa.
  • B Orações coordenadas sindéticas aditiva e explicativa.
  • C Oração subordinada substantiva objetiva direta e oração coordenada sindética explicativa.
  • D Oração subordinada substantiva subjetiva e oração coordenada sindética conclusiva.
  • E Orações subordinadas substantivas predicativa e objetiva direta.

Com o uso do verbo preferir, é correta a regência verbal em:

  • A Meu irmão prefere peixe à carne cozida.
  • B É preferível ler do que assistir a jogos na televisão.
  • C Marília prefere mais carne assada do que a peixe.
  • D Marília prefere mais carne assada à peixe.
  • E Prefiro que chova, todos os dias do que enfrentar tanto calor.

No último parágrafo do texto, é correto afirmar que:

  • A As palavras sonhadores e loucos são dois adjetivos uniformes.
  • B As formas verbais soltando, morrendo e cantando são formas verbais no particípio.
  • C A oração... que falam de asas, inicia-se por uma conjunção integrante.
  • D As palavras sonhadores e loucos são dois adjetivos substantivados.
  • E As palavras: mas, os, seus, dos – são monossílabos átonos.