Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Rondonópolis

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Os sinais de pontuação são recursos gráficos próprios da linguagem escrita. Nem sempre conseguem reproduzir toda a riqueza melódica da linguagem oral, mas procuram estabelecer as pausas e as entonações da fala e alguns são responsáveis pela lógica do enunciado. Sobre o uso desses recursos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A Em Terminado o hino, todas as crianças se abriram num enorme sorriso e correram a abraçar a regente., a vírgula separa a oração reduzida do infinitivo que vem antes da principal.
  • B O ponto de exclamação, usado em várias frases do texto, expressa admiração, emoção, remetendo à intensidade de algo dito.
  • C Em A regente levantou os braços... e eles cantaram o hino nacional com gestos!, as reticências indicam interrupção do discurso, sinalizando emoção facilmente perceptível.
  • D Na frase Cantaram com as mãos, os braços, os olhos, o rosto, o corpo inteiro!, as vírgulas separam elementos enumerados com a mesma função sintática.

A respeito do texto, analise as afirmativas.

I. O texto está construído predominantemente com frases curtas, criando ênfase no efeito de sentido pretendido pelo narrador.
II. O advérbio aparece duas vezes no texto (Aí, aí); em ambas funciona como articulador textual marcando certa retificação do sentido.
III. A forma verbal Iniciou-se pode ser substituída por Foi iniciado, alterando da voz passiva sintética para a voz passiva analítica.
IV. A expressão mundaréu de pessoas apresenta sentido de grande quantidade de pessoas, visto que o sufixo nominal aréu pode indicar aumento ou coleção.
V. Na forma verbal Desacreditei, o prefixo indica negação, assim como os prefixos pro, retro e tres.

Estão corretas as afirmativas

  • A I, II, III e V, apenas.
  • B I, II, III, IV e V.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D II, IV e V, apenas.

Fávero defende, em “Direito à educação: Trata-se de uma educação especial?” [MANTOAN, M. T. E. (org.) O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis: Vozes, 2011.], que
Em se tratando de crianças e adolescentes, com e sem deficiência, seu direito à educação só estará totalmente preenchido se: a) o ensino recebido visar ao pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania, entre outros objetivos (...); b) for ministrado em estabelecimentos oficiais de ensino, em caso do ensino básico e superior, nos termos da legislação brasileira de regência (...); c) tais estabelecimentos não forem separados por grupos de pessoas (...). É desse direito que as pessoas com deficiência também são titulares, pois não há nada no ordenamento jurídico que as exclua desse direito à educação, com o preenchimento de todos os requisitos. Quando se fala em educação inclusiva, em direito de acesso à mesma sala de aula das demais crianças e adolescentes, o objetivo é simplesmente garantir às pessoas com deficiência o acesso a esse direito humano, comum e fundamental.


Em relação à educação especial/inclusiva, é INCORRETO afirmar: 

  • A De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/1996, a Educação Especial é a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
  • B É direito dos educandos com deficiência terem currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades e, de acordo com a Constituição Federal de 1988, o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência deve ser realizado preferencialmente na rede regular de ensino.
  • C Os educandos com deficiência têm direito a professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.
  • D A Educação Inclusiva é uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação, ignorando as diferenças humanas, como as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos sujeitos.

A respeito do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Apesar de a personagem preocupar-se com a ortografia das palavras, não conhecia as mudanças ortográficas da língua portuguesa.
( ) A frase Elaborou o convite com a maior precisão prolixa possível. sugere que a personagem não se preocupava em escrever textos concisos.
( ) A personagem era respeitada pelos funcionários, pois sua escrita mostrava-se sempre correta gramaticalmente.
( ) Realizar reuniões não presenciais era um acontecimento apreciado pela personagem, pois, como tecnologia, facilitava sua vida.

Assinale a sequência correta.

  • A V, F, F, V
  • B V, V, F, V
  • C F, F, V, F
  • D F, V, V, F

Assinale o trecho do texto em que houve INCORRETA substituição de um elemento conectivo.

  • A A fim de convidar o time de colaboradores, começou a escrever um e-mail.
  • B Portanto, para não perder o embalo, deixou para pesquisar depois de terminar o e-mail. 
  • C Pois não estava acostumado a acompanhar atualizações das regras ortográficas. 
  • D O problema é que, ao terminar de escrever, esqueceu-se de pesquisar.