Questões comentadas de Concursos da Prefeitura de Santa Fé do Sul-2

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O engajamento de um plano educacional voltado para melhorias qualitativas na escola demanda a aquisição, de maneira aprofundada, de conhecimentos essenciais para uma eficaz atuação pedagógica. No caso do professor de arte, sua capacitação profissional e atuação em sala de aula, analise as afirmativas a seguir.


I. Atuar através de uma pedagogia mais realista e mais progressista, que aproxime os estudantes do legado cultural e artístico da humanidade, permitindo, assim, que tenham conhecimento dos aspectos mais significativos de nossa cultura, em suas diversas manifestações.


II. Aprofundar estudos e evoluir no saber estético e artístico.


III. Estudar e saber arte vinculada à realidade dos estudantes, assim como a regional, nacional e internacional, detectando os conteúdos fundamentais de arte que, de fato, contribuam para a formação de seus alunos.


IV. Procurar localidades com eficientes meios culturais e aparatos tecnológicos avançados, pois somente assim é possível uma atualização profissional significativa.


V. Ajudar os alunos a melhorarem suas sensibilidades e saberes práticos e teóricos em arte, favorecendo para que também elaborem uma cultura estética e artística que expresse com clareza a sua vida na sociedade.


Está correto o que se afirma apenas em 

  • A IV e V.
  • B III e IV.
  • C I, II, III e V.
  • D I, II, III e VI.

A formação do professor desempenha um papel crucial na implementação da interdisciplinaridade em sala de aula. No entanto, diversos desafios podem dificultar esse processo. Nesse sentido, analise a seguinte situação: um professor de Língua Portuguesa decide trabalhar o tema da identidade cultural em uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de história e artes. Diante desse cenário, assinale, a seguir, um obstáculo potencial para a implementação desse projeto.

  • A A escassez de recursos pedagógicos, como livros especializados e materiais didáticos adaptados às necessidades específicas de cada área do conhecimento, compromete a eficácia das práticas educacionais.
  • B A relutância dos alunos em engajar-se em atividades que integrem múltiplas áreas do saber pode ser um obstáculo significativo para a implementação de abordagens educacionais interdisciplinares.
  • C A imperatividade de reestruturar os conteúdos de cada disciplina para que se entrelacem de maneira coerente e significativa demanda uma abordagem pedagógica que favoreça a articulação e a integração curricular.
  • D A complexidade em identificar um tema integrador que possua relevância e aplicabilidade universal para todas as disciplinas envolvidas constitui um desafio considerável para a elaboração de currículos coerentes e coesos.

Em relação à música e à dança no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Com o advento dos fonogramas, o lundu foi o primeiro gênero musical gravado no Brasil, sendo o lundu “Isto é Bom”, de Xisto Bahia, interpretado por Bahiano, o primeiro registro fonográfico brasileiro, gravado em 1902.


( ) O lundu deriva da musicalidade dos negros de Angola e do Congo, que trouxeram para o Brasil a sua tradicional dança da umbigada.


( ) O jongo, ou caxambu é um ritmo que teve suas origens na região africana do Congo – Angola e chegou ao Brasil com os negros de origem bantu. O jongo é uma dança profana, para o divertimento, mas uma atitude religiosa permeia a festa.


( ) Maxixe é uma dança de salão surgida na segunda metade do século XIX, no Rio de Janeiro, a partir da fusão de danças europeias, como a valsa e a polca, e afro-brasileiras, como o jongo e o lundu.



A sequência está correta em

  • A V, V, V, V.
  • B V, F, F, V.
  • C F, V, V, F.
  • D F, F, F, F.

No ensino e aprendizagem de arte, […] é dada mais ênfase a um fazer técnico e científico, de conteúdo reprodutivista, com a preocupação fundamental no produto do trabalho escolar, supondo que assim educados os alunos vão saber depois aplicar esse conhecimento ou trabalhar na sociedade. Esse ensino de Arte cumpre, pois, a função de manter a divisão social existente na sociedade.


(FUSARI e FERRAZ, 2001, p. 31.)


O texto anterior se refere à tendência presente nas aulas de arte das escolas brasileiras desde o século XIX; trata-se da Pedagogia:

  • A Tecnicista.
  • B Renovada.
  • C Tradicional.
  • D Realista-progressista.

[…] diz respeito, dentre outros aspectos, à compreensão sensível-cognitiva do objeto artístico inserido em um determinado tempo espaço sociocultural. Ela pode dar-se inclusive frente aos fenômenos naturais e ao meio ambiente desde que tenham sido mobilizados valores sensíveis […].

(FUSARI e FERRAZ, 2001, p. 56.)


O texto anterior refere-se à(ao):

  • A Estético em arte.
  • B Metodologia de análise.
  • C Integração do fazer artístico.
  • D Contextualização histórica em arte.