Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo

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A respeito da linguagem do texto e do emprego predominante de formas verbais no presente, pode-se afirmar, correta e respectivamente:

  • A é acessível; contribui para apresentar um ponto de vista pedagógico cuja validade é atual.
  • B é formal; contribui para analisar a regularidade com que certos eventos se repetiram por décadas.
  • C é redundante; contribui para expor ações pretéritas que ocorreram simultaneamente.
  • D é literária; contribui para elucidar verdades permanentes cuja pertinência é indiscutível.
  • E é técnica; contribui para resgatar de forma saudosista concepções pedagógicas tradicionais.

De acordo com Glaucia Piva,

  • A os professores, uma vez conhecedores de alguns livros que instiguem a imaginação das crianças, estão desobrigados de pesquisar novas obras para os pequenos.
  • B os livros destinados a crianças na faixa etária de 3 a 6 anos devem possibilitar experiências sensoriais que prescindam da identificação dos leitores com as personagens.
  • C a criança, por meio da leitura, pode aprender a lidar com seus receios e temores e, assim, ter condições de enfrentar positivamente as adversidades do cotidiano.
  • D a leitura em família não adquire significância para as crianças, caso o repertório de leitura dos pais, embora afetivo, seja restrito.
  • E a escola deve se servir dos livros para incentivar a curiosidade nos alunos, e a leitura como fonte de prazer deve ser relegada a segundo plano.

De acordo com D’ANSEMBOURG (2018), a comunicação não-violenta possui quatro fases, sendo elas

  • A a observação, a violência, as necessidades, a constatação.
  • B a constatação, as desculpas, os sentimentos, a mudança.
  • C a observação, as desculpas, os sentimentos, a violência.
  • D a observação, os sentimentos, as necessidades, o pedido.
  • E as desculpas, a reparação, a denotação, o pedido.

De acordo com a norma-padrão de emprego e de colocação dos pronomes, o trecho destacado na frase elaborada a partir do texto pode ser reescrito como indicado entre parênteses em:

  • A Para os leitores, a leitura é uma prática que traz aos leitores inúmeros benefícios. (lhe traz)
  • B As próprias descobertas e aprendizados, é por meio das histórias que os pequenos reconhecem descobertas e aprendizados. (a reconhecem)
  • C A leitura em família pode estar desprovida da intenção pedagógica, mas ela promove a aproximação entre os familiares que praticam a leitura. (praticam-na)
  • D Tratando-se de um vasto repertório de leitura, às vezes os pais não têm esse repertório. (o têm)
  • E Lendo poemas e narrativas, as crianças identificam- -se com fadas e bruxas, têm medo da morte, de enfrentar a morte com a perda de um ente querido. (enfrentar-lhe)

Considere os trechos do texto.
Então, se escolheram ler aquele livro, é porque aquela história fez muito sentido naquela ocasião... (6º parágrafo)
Cuidar desse terror infantil é uma providência importante... (último parágrafo)
Em conformidade com a norma-padrão de regência verbal e nominal, os trechos em destaque podem ser substituídos, respectivamente, por:

  • A Então, se optaram a ler…; Interessar-se por esse terror infantil…
  • B Então, se preferiram em ler…; Não ser negligente com esse terror infantil…
  • C Então, se pretenderam em ler…; Dar relevância para esse terror infantil…
  • D Então, se se propuseram de ler…; Preocupar-se a esse terror infantil…
  • E Então, se se dispuseram a ler…; Estar atento a esse terror infantil…