Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de São Joaquim de Bicas

Limpar Busca

De acordo com o texto, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Morte e religião estão relacionadas entre si. ( ) A universalidade e a inevitabilidade da morte são características de seu poder. ( ) As religiões têm formas diferentes de lidar com a morte e suas implicações. ( ) A morte é um assunto que incomoda a todos, exceto aos mais velhos. ( ) Os mais velhos vão aos velórios porque precisam, os mais jovens, porque são obrigados.
Assinale a sequência CORRETA.

  • A V V V F F
  • B F V V F F
  • C V V V V V
  • D V F F F V

Releia o trecho a seguir.
“O conceito, porém, continua incômodo.”
Esse trecho, sem alteração de seu sentido original, pode ser reescrito das seguintes formas, EXCETO:

  • A Contudo, o conceito continua incômodo
  • B O conceito continua, portanto, incômodo.
  • C O conceito, todavia, continua incômodo.
  • D O conceito continua incômodo, no entanto.

Analise os trechos a seguir.
I. “Em terceiro lugar, a morte está associada à fé.” II. “Para católicos, são José (padroeiro da boa morte) se oferece à alma devota como guia seguro.” III. “Todo o cristianismo foi fundado em torno de dois conceitos ligados à morte [...]” IV. “Judeus consideram uma ação positiva pertencer à Chevra Kadisha [...]” V. “Há uma tanatofobia, um horror à morte, entre nós.”
Os acentos indicativos de crase são obrigatórios em:

  • A I, II e III, apenas.
  • B I, III e IV, apenas.
  • C II, IV e V, apenas.
  • D I, II, III, IV e V.

Assinale a alternativa em que a palavra entre colchetes não remeta à ideia geral da frase.

  • A “Em primeiro lugar, pelo óbvio: ela é universal e inevitável.” (1º parágrafo) [DETERMINISMO]
  • B “Em segundo lugar, a morte produz arte.” (2º parágrafo) [CONSTRUÇÃO]
  • C “Em terceiro lugar, a morte está associada à fé.” (4º parágrafo) [CONEXÃO]
  • D “Por fim, a morte é uma grande inquietação filosófica. (6º parágrafo) [DESASSOSSEGO]

Releia o trecho a seguir.
“A morte é poderosa.”
Assinale a alternativa em que o termo destacado não pertence, nesse contexto, à mesma classe de palavras da destacada no trecho anterior.

  • A “É o conceito final [...]”
  • B “[...] optar por uma morte pública e quase teatral.”
  • C “Há uma tanatofobia [...]”
  • D “Talvez por isto tenhamos raiva da frase clássica de um adolescente [...]”