Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de São Miguel dos Campos

Limpar Busca

[...] os recursos públicos estão sendo privatizados e o financiamento de novos fundos não têm mais a responsabilidade pública. Trata-se da implementação de uma ideologia da responsabilização do indivíduo segundo o qual, se não conseguir competir, deve viver como “pária”, como excluído. Como há menos condições de competição nos indivíduos, ou porque sejam cada vez mais exigentes, a consequência desse processo é a produção, cada vez maior, de párias sociais.

FALEIROS, Vicente de Paula. Desafios do serviço social na era da globalização. In: Serviço social e Sociedade, São Paulo, n. 61, 1999.


Acerca da oração destacada, é linguisticamente adequado afirmar que, em relação à última oração, ela expressa uma circunstância de

  • A causa.
  • B concessão.
  • C comparação.
  • D conformidade.
  • E consequência.

Os termos destacados no período “Os funcionários manifestaram interesse em discutir com o proprietário da fábrica sobre o aumento salarial, já que o diretor financeiro mostrou-se insensível à situação.” exercem a função de

  • A objeto direto.
  • B objeto indireto.
  • C objeto pleonástico.
  • D adjunto adnominal.
  • E complemento nominal.

[...]

Durante os dois primeiros anos do Ensino Médio, eu tinha apenas dois cadernos e quase nada escrito neles. Era difícil me adaptar a uma educação que não provocava minha inteligência. Alguns naquela época, vendo meu aparente desinteresse, achavam que eu não seria nada na vida. Mas, dentro de mim, havia uma explosão de ideias. Pensar era uma aventura que me encantava. [...]

CURY, Augusto. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003, p. 70.


Considerando o texto, o autor acredita que

  • A toda forma de educação busca uma aventura que encanta.
  • B qualquer forma de educação limita a criatividade e a explosão de ideias.
  • C a educação verdadeira deve provocar nos indivíduos a inteligência.
  • D a educação ideal nasce nas estruturas formais de aprendizagem.
  • E os aprendentes procuram na educação a capacidade de adaptação aos sistemas instituídos.

Considerando os conjuntos A ={1,2,3,4}, B={4,5,6,7} e C={1,2,3,6}, qual das alternativas apresenta uma igualdade verdadeira referente às operações em tais conjuntos?

  • A (A-B) = (C-B)
  • B (A-C) = (B-C)
  • C (B-A) = (C-A)
  • D (C-A) = (A-B)
  • E (C-B) = (B-C)

De quantas formas distintas é possível rearranjar as letras da palavra “propriedade” sem que o resultado comece com as letras “i” ou com “o”?

  • A 11*10²*9*7*6*5*4*3
  • B 11*10*9²*7*6*5*4*3
  • C 11*10*9*7*6*5*4*3
  • D 10²*9*7*6*5*4*3
  • E 10*9²*7*6*5*4*3