Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Soledade

Limpar Busca

Considerando a estrutura do período composto “Pediu-me que fosse encontrá-lo depois do almoço no porto.”, analise as afirmações abaixo.
I-  Pediu-me exerce a função sintática de oração principal. II- Que, no período composto em análise, exerce a função de conjunção integrante. III- Que, no período composto em análise, exerce a função de pronome relativo. IV- A oração introduzida pelo que se classifica como oração subordinada substantiva objetiva direta. que V- A oração introduzida pelo que se classifica como oração subordinada substantiva subjetiva. É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II, IV e V.
  • B I, III e IV.
  • C I, II e IV.
  • D I, III e V.
  • E I e II.

Maria é uma adolescente de 14 anos de idade, estudante da escola municipal do município ABCD, e faz o 8° ano do Ensino Fundamental. Sua mãe faleceu quando ela tinha cinco anos de idade, e atualmente Maria reside com seu pai e seus dois irmãos, também adolescentes. Maria está grávida de 15 semanas de gestação, cujo genitor do seu filho é o seu namorado, que estuda com ela na mesma série e escola. Após o pai de Maria ficar sabendo que ela estava grávida, ele danificou e jogou o celular e o material escolar de Maria no lixo, e começou a insultá-la e humilhá-la todos os dias em sua residência, difamando-a também periodicamente na vizinhança onde moram. 
De acordo com o relato da história apresentada, considerando Lei Maria da Penha - Lei nº 11.340/2006 e suas atualizações, analise as a afirmativas a seguir:
I- Maria é vítima de violência doméstica e familiar contra a mulher, sofrendo exclusivamente violência psicológica, cujo agressor é o seu pai. II- O pai de Maria não pratica violência doméstica e familiar contra a mulher junto à sua filha, por não ter relação íntima de afeto com Maria. III- O pai de Maria não pratica violência doméstica e familiar contra a mulher junto à sua filha, por ser seu pai, cometendo apenas tratamento cruel ou degradante em relação à adolescente. IV- Maria é vítima de violência doméstica e familiar contra a mulher, sofrendo violência psicológica, patrimonial e moral, cujo agressor é seu pai.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A II e III.
  • B III.
  • C II.
  • D I.
  • E IV.
Releia o trecho: “Quando a porta da sala de desembarque se abriu, um bafo quente e úmido paralisou os passageiros. Desse torpor surgiu um homem miúdo, carregando uma sacola vermelha. Os olhinhos apertados e vivos procuraram a placa com o seu nome, e logo a cabeça branca veio na minha direção.”
Considerando que o texto se trata de uma narrativa, qual a tipologia textual predominante no trecho lido?
  • A Tipologia descritiva.
  • B Tipologia narrativa.
  • C Tipologia injuntiva.
  • D Tipologia híbrida.
  • E Tipologia expositiva.

Analise o que é solicitado, a partir da leitura do enunciado abaixo retirado do 8º parágrafo: “ , me ofereceu um pequeno estojo com tampa de madeira.
Com reverência, me ofereceu um pequeno estojo com tampa de madeira.”
O elemento em destaque, sintaticamente, funciona no trecho como:

  • A objeto direto.
  • B objeto indireto.
  • C adjunto adverbial de modo.
  • D adjunto adverbial de intensidade.
  • E adjunto adnominal.

Sobre o processo de coesão observado em “Eu vim de tão longe daqui/Eu vim de tão longe, raízes eu finquei aqui/Eu vim de tão longe pra ver o sol nascer /Eu vim de tão longe sei que outras flores vão florescer“, é CORRETO afirmar que existe um(a):

  • A reiteração, pois a repetição de sentenças, tal como “Eu vim de tão longe” implicam na ênfase da voz poética no sentido de transição.
  • B associação, tendo em vista o uso de termos correlatos para favorecer a não repetição de termos, como “aqui”, pela voz poética do texto.
  • C concisão, uma vez que os termos não repetidos favorecem clareza da voz poética, como em “raízes”.
  • D discurso indireto, pois a voz enunciadora cita a fala de outrem na sua expressão poética, como em “Me fazendo lembrar que tudo muda”.
  • E eufemismo, visto que as palavras utilizadas no texto suavizam a ideia da morte presente na voz poética, como em “Tudo passará.”