Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Tanguá

Limpar Busca
Assinale a alternativa incorreta quanto ao poema:
  • A O uso do pronome quem, no poema (Quem quer dizer o que sente/ Quem sente muito cala/ Quem quer dizer quanto sente), produz um efeito de generalizar as ações, torná-las indefinidas, comuns a muitas pessoas.
  • B Os dois últimos versos do poema mostram uma contradição (Já não terei que falar-lhe/ Porque lhe estou a falar...).
  • C As formas verbais dos versos da última estrofe (Mas se isto puder contar-lhe/ O que não lhe ouso contar,/ Já não terei que falar-lhe/ Porque lhe estou a falar...) estão flexionados nas 1ª e 2ª pessoas do singular.
  • D Na 3ª estrofe há um desejo do eu lírico em relação à amada, que parece fugir à razão, pois mistura sensações diferentes, que a amada pudesse ouvir o olhar.
Nas diferentes etapas e modalidades da educação básica, todo ser humano em desenvolvimento necessita ser acolhido e encontrar nos sujeitos responsáveis pela mediação pedagógica uma presença disponível que assegura condições de bem estar e aprendizagem. Tal pressuposto amplia a ideia de prática pedagógica, legitimando a escuta, o acolhimento e a relação próxima e respeitosa aos sujeitos centrais da educação, as crianças e estudantes Para tanto, existem princípios presentes nas Diretrizes Nacionais que orientam a Educação Básica. Aponte a alternativa que aborda um dos principais princípios da educação Infantil.
  • A O educar e o cuidar como indissociáveis e centros da ação pedagógica.
  • B O educar e o praticar como dissociáveis e centros da ação coordenada.
  • C O orientar e o educar como dissociáveis e centros da ação politizada.
  • D O praticar e o educar como indissociáveis e centros da ação pedagógica.
Assinale a alternativa onde as opções estão corretas quanto à separação de sílabas.
  • A In-ter-ge-ra-ci-o-nal, drá-gea, fa-guei-ro.
  • B So-brie-da-de, te-ra-pia, au-to-ex-pres-são.
  • C A-pen-di-cec-to-mia, in-coe-ren-te, obs-ti-nar.
  • D Pres-ci-ên-ci-a, chou-pa-na, lan-te-jou-la.
Veja as asserções sobre os modos verbais e assinale a alternativa que contém a afirmação correta: I - O modo indicativo predomina nas 1ª e 2ª estrofes. II - O modo subjuntivo predomina na 3ª estrofe. III - O modo indicativo indica uma certeza do que está sendo dito. IV - O modo subjuntivo não mostra incertezas, nem hipóteses do que se está afirmando.
  • A Apenas I, II e IV estão corretas.
  • B Apenas I, II e III estão corretas.
  • C Apenas II, III e IV estão corretas.
  • D Apenas I, III e IV estão corretas.

Leia os itens a seguir e assinale a alternativa correta:

I - Quando um adjetivo é anteposto a dois ou mais substantivos, concorda com o substantivo mais próximo. Exemplo: Não gostei muito da imensa barba e cabelo do seu namorado.

II - Se o substantivo estiver no plural, os adjetivos que o seguem podem permanecer no singular se cada um deles trouxer um atributo diferente. Exemplo: Não se esqueça de trancar as portas interna e externa.

III - Quando um adjetivo qualifica dois ou mais substantivos e vem depois deles, o adjetivo vai para o plural, concordando com todos os substantivos. Exemplo: Filmes e shows fantásticos foram apresentados na semana cultural.

IV - Quando um adjetivo qualifica dois ou mais substantivos e vem depois deles, o adjetivo não concorda com o substantivo mais próximo. Exemplo: Juros e inflação altas são obstáculos para o crescimento econômico.

  • A Apenas I, II e III estão corretos.
  • B Apenas I, II e IV estão corretos.
  • C Apenas II, III e IV estão corretos.
  • D Apenas I, III e IV estão corretos.