Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Sorocaba

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O Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP), órgão colegiado de assessoramento na defesa desses patrimônios foi criado

  • A pelo Decreto Estadual nº 22.766/1984.
  • B pela Lei Municipal nº 10.810/2014.
  • C pela Lei Municipal nº 11.326/2016.
  • D pelo Decreto Estadual nº 55.914/2010.
  • E pela Lei Municipal nº 4.619/1994.

Assinale a alternativa em que o primeiro trecho elucida o sentido de um termo previamente empregado, e o segundo trecho se utiliza do exagero para intensificar uma ideia.

  • A Ai, Senhor, não nos deixe cair na tentação de dizer ao nosso filho... (1º parágrafo); ... cuja largura, nesta era de rápidas transformações, se mede em anos- -luz. (2º parágrafo)
  • B ... este fosso que separa adultos de crianças ou adolescentes... (2º parágrafo); Conhecíamos toda a obra de Balzac, entoávamos todas as sinfonias de Beethoven. (3º parágrafo)
  • C Sim, íamos até o centro da cidade, mas a cidade era menor... (4º parágrafo); Cada geração recorre às habilidades de que necessita. (5º parágrafo)
  • D Nós jogávamos futebol na várzea... (5º parágrafo); Fale a uma criança sobre aquilo que você esperava ser; fale de suas fantasias... (7º parágrafo)
  • E ... os garotos fazem prodígios com o skate nuns poucos metros quadrados. (5º parágrafo); Éramos o máximo. (3º parágrafo)

No quarto e no sexto parágrafos, respectivamente, o ponto de interrogação em – mas havia outra alternativa? – e os parênteses em – (ai, as limitações da condição humana) – contribuem para:

  • A levar o leitor a se questionar sobre o assunto; inserir observação relativa aos sonhos desfeitos.
  • B enfatizar uma declaração categórica do autor; acrescentar uma afirmação que gera surpresa no leitor.
  • C estabelecer interação entre cronista e leitores; descrever as dúvidas advindas dos sonhos irrealizados.
  • D apresentar retificações para as ideias expostas; introduzir um comentário aleatório que não compromete a narrativa.
  • E lançar uma pergunta retórica que evidencia a hesitação do cronista; indicar a incompletude de um pensamento.

Pela leitura do texto, pode-se concluir corretamente que, para o cronista, os pais devem

  • A compartilhar com os filhos os projetos que não conseguiram realizar, de maneira a incentivar os últimos a concretizá-los pelos genitores.
  • B omitir fatos de sua própria infância e adolescência, pois se comprovou que eles nada acrescentam para a formação das novas gerações.
  • C mostrar aos filhos que, há algumas décadas, os jovens rapidamente adquiriam autonomia, pois eram mais decididos a transformar fantasias em realidade.
  • D construir uma relação com os filhos pautada na cumplicidade e na franqueza acerca dos sucessos e dos fracassos.
  • E reconhecer o talento dos filhos, porém ainda preferir o autoritarismo ao total permissivismo no processo educativo.

É correto afirmar que o autor expõe suas ideias na crônica por meio de um tom

  • A bem-humorado; faz uma análise subjetiva dos fatos e comenta situações ligadas ao cotidiano.
  • B saudosista; usa um vocabulário arcaico e faz um relato respeitando a cronologia dos eventos.
  • C cerimonioso; serve-se da linguagem literária e finaliza o texto com uma conclusão marcada pela ambiguidade.
  • D de advertência; narra os acontecimentos de forma imparcial e procura interagir com os interlocutores.
  • E de indignação; defende suas ideias com argumentos válidos e descreve um acontecimento inusitado.