Questões comentadas de Concursos da Secretaria de Estado de Administração do Amapá (SEAD-AP)

Limpar Busca

O texto mostra um segmento retirado de um trabalho de pós-graduação. Assinale a afirmativa correta sobre a mensagem do texto.

  • A Compara a escola do passado com a escola do presente, mostrando as vantagens daquela sobre esta. 
  • B Indica a superioridade dos alunos de hoje em relação aos seus professores em função dos conhecimentos obtidos fora da escola
  • C Mostra que o mundo fora dos muros escolares se apresenta muito mais rico e diversificado do que o oferecido pela escola. 
  • D Comprova o eterno valor da escola, apesar das mudanças, já que continua sendo a única fonte do saber e do conhecer.
  • E Denuncia o fracasso do ensino nos dias atuais em função da falta de atualização do corpo docente. 

Assinale a afirmação correta sobre os componentes do pensamento de Francisco José Freire.

  • A O segmento “passam logo” mostra a pouca duração das enfermidades nos corpos. 
  • B O segmento “que a nutrição e a vida de um alimenta sempre e vivifica o outro” mostra uma causa de uma afirmação anterior.
  • C Os termos “entendimento” e “linguagem” são tratados no texto como sinônimos perfeitos.
  • D A expressão “órgãos comuns” indica que os órgãos apontados têm presença frequente nos corpos.
  • E Todo o segmento textual explica e desenvolve uma metáfora inicial.

Assinale a opção que apresenta a observação correta sobre um dos segmentos textuais destacado. 

  • A “Há, porém, uma notável diferença entre a escola do passado e a atual” / indica que nos segmentos anteriores foi feita uma observação que precisava ser retificada. 
  • B “A primeira, sob exclusiva ação do professor, consistia na única fonte de conhecimento de seus alunos...” / o termo inicial desta frase – A primeira – faz supor que haverá uma citação referente à escola atual.
  • C “Mas hoje podemos facilmente perceber que, embora culturalmente a escola não tenha mudado, as pessoas das quais se compõe mudaram...” / a conjunção “mas” inicial indica a oposição entre o estatismo da escola e o dinamismo dos alunos.
  • D “O professor deixou de ser a única fonte de saber para seus alunos, tornando-se nem mesmo a principal.” / o texto mostra uma crítica à desatualização dos professores.
  • E “Os alunos já chegam à escola com uma visão de mundo pré-estabelecida...” / o texto faz referência à doutrinação política feita pela mídia. 

Na construção desse pensamento, o enunciador utiliza frequentemente a conjunção E.
Assinale a frase em que, em lugar de aditiva, essa conjunção tem valor adversativo.

  • A “Entendimento e linguagem são dois irmãos gêmeos”.
  • B “e gêmeos unidos em um só corpo por órgãos comuns”.
  • C “que a nutrição e a vida de um”.
  • D “alimenta sempre e vivifica o outro”.
  • E “as enfermidades de cada um deles passam logo, e se comunicam a ambos”.

Suponha que no momento da digitação do texto de Francisco José Freire, o corretor ortográfico do computador tenha indicado a presença de um erro, sublinhando o segmento “a nutrição e a vida de um alimenta sempre e vivifica o outro”.
Nesse caso, pode-se afirmar que o corretor 

  • A indicou com razão um erro de concordância verbal, pois as formas verbais deveriam ser “alimentam” e “vivificam”.
  • B mostrou a presença inadequada do advérbio “sempre”.
  • C apontou a falta de paralelismo sintático na construção das frases.
  • D não considerou a existência de sinônimos entre “nutrição” e “vida”.
  • E assinalou a falta de correspondência adequada entre os termos “um” e “outro”.