Questões comentadas de Concursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-NACIONAL)

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A alternativa que compreende uma afirmação que NÃO está compreendida no texto é:

  • A Os museus de ciência representam espaços privilegiados para a preservação e a divulgação da memória científica.
  • B Todas as áreas do conhecimento humano podem ser legitimamente representadas nos museus de ciência.
  • C Os museus de ciência não abarcam toda a complexidade e a profundidade do progresso científico.
  • D A questão semiótica é central na comunicação, e perpassa até mesmo a representação museológica.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

A alternativa em que se faz uma assertiva autorizada pelo texto é:

  • A A interatividade é uma das estratégias expositivas mais inovadoras utilizadas pelos curadores dos museus de ciência.
  • B Uma das premissas fundamentais do progresso científico é a divulgação dos avanços teóricos e tecnológicos para a sociedade.
  • C Como atividade característica da espécie, até mesmo a Ciência pode ser contaminada pela natureza humana, e não é isenta de querelas.
  • D Os museus de ciência dão mais ênfase aos resultados do que aos conceitos teóricos envolvidos na pesquisa científica, pois estes são menos acessíveis ao público.

A alternativa que compreende uma afirmação que pode ser corroborada pelo texto é:

  • A A ciência retratada em museus é o único saber possível e verdadeiro que deve ser perpetuado através das gerações.
  • B O grau de especialização dos conceitos científicos não permite que eles sejam traduzidos em termos acessíveis ao público.
  • C Os museus de ciência, pela natureza dos temas aí apresentados, devem ser concebidos diferentemente de outros espaços públicos.
  • D O discurso científico está frequentemente avaliado como superior às formas de comunicação usadas pela maior parte da população.

As alternativas apresentadas abaixo compreendem fragmentos do texto nos quais se procedeu à alteração da pontuação original no trecho sublinhado.

A alternativa em que essa alteração implica mudança do papel gramatical de um termo é:

  • A O foco central do interesse que se volta a tais museus fundamenta-se na divulgação científica que, diante do incremento de novas estratégias expositivas que privilegiam a interatividade, possibilitaria maior participação do público não cientista, permitindo-lhe haurir uma percepção satisfatória de fatos, fenômenos e significados da atividade científica.
  • B O foco central do interesse que se volta a tais museus fundamenta-se na divulgação científica, que, diante do incremento de novas estratégias expositivas que privilegiam a interatividade, possibilitaria maior participação do público não cientista permitindo-lhe haurir uma percepção satisfatória de fatos, fenômenos e significados da atividade científica.
  • C A questão da recodificação da linguagem científica em um tipo de elocução mais acessível aos não especialistas, com vistas à construção narrativa da divulgação da ciência, levaria a refletir, dessa maneira, sobre a possibilidade efetiva de popularizar amplamente aspectos da atividade e da produção científica tão proximamente quanto possível da realidade tal como ela é.
  • D Por sua vez, considerando não haver formas de tradução objetivas, nem tampouco desinteressadas, a comunicação científica, ao buscar traduzir conteúdos específicos em linguagem comum, deve ter o cuidado de não distorcer a mensagem se quiser de fato chegar ao público.

Leia a passagem do início do último parágrafo, observando a expressão sublinhada.

“Os museus de ciência, dessa maneira, vêm atuando como espaços de preservação, de gestão e de divulgação científica por meio de suas exposições, constituindo loci para a construção de significados que, de certo modo, contribuiriam para delinear os contornos da memória científica.” [linhas 37-39]

O deslocamento da expressão sublinhada na frase acarreta alteração do significado original em:

  • A Dessa maneira, os museus de ciência vêm atuando como espaços de preservação, gestão e divulgação científica por meio de suas exposições, constituindo loci para a construção de significados que, de certo modo, contribuiriam para delinear os contornos da memória científica.
  • B Os museus de ciência vêm atuando, dessa maneira, como espaços de preservação, gestão e divulgação científica por meio de suas exposições, constituindo loci para a construção de significados que, de certo modo, contribuiriam para delinear os contornos da memória científica.
  • C Os museus de ciência, dessa maneira, vêm atuando como espaços de preservação, gestão e divulgação científica por meio de suas exposições, constituindo, de certo modo, loci para a construção de significados que contribuiriam para delinear os contornos da memória científica.
  • D Os museus de ciência, dessa maneira, vêm atuando como espaços de preservação, gestão e divulgação científica por meio de suas exposições, constituindo loci para a construção de significados que contribuiriam, de certo modo, para delinear os contornos da memória científica.