Questões comentadas de Concursos do SEDUC-SP

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O uso de jogos digitais em contextos educacionais tem ido para além do foco no design dos games para aproveitar recursos do chamado metajogo (metagame), isto é, os aspectos da experiência de jogo que não derivam diretamente de suas regras explícitas, mas da interação e do contexto.

Assinale a opção que identifica um aspecto do metagame.

  • A As dicas oferecidas pelo jogo ao usuário.
  • B Os limites de movimentos do personagem.
  • C As recompensas definidas para cada objetivo.
  • D Os sistemas de pontuação utilizado no jogo.
  • E As estratégias desenvolvidas entre jogadores.

Embora a estrutura das escolas tenha mudado pouco desde o início do século XX, as formas de aprendizado dos alunos evoluíram significativamente, especialmente com a influência das tecnologias digitais.

Assinale a opção que identifica corretamente um aspecto da influência das tecnologias sobre o mundo contemporâneo.

  • A A organização da sociabilidade em redes propicia configurações mais hierarquizadas.
  • B O modo de circulação de informação hoje impõe formas mais centralizadas de comunicação.
  • C As competências que fazem a diferença hoje são do tipo coletivo e distribuído.
  • D O modo de interação das pessoas tem se tornado cada vez mais concreto e materializado.
  • E O ritmo acelerado das mudanças tecnológicas favorece relações sociais mais estáveis.

Há uma compatibilidade intrínseca entre os objetivos das metodologias ativas de aprendizagem e a corrente construtivista em pedagogia.

A justificação desta tese está no fato de que o construtivismo

  • A prioriza o conteúdo sobre o processo, enfatizando a importância de adquirir uma grande quantidade de informações.
  • B tem como foco a contextualização do conhecimento na resolução de problemas, o que ajuda os alunos a entenderem seu valor prático.
  • C propõe que os alunos devem trabalhar de forma individualizada para construir seu próprio conhecimento sem interferência de outros.
  • D defende que o professor deve ser a principal fonte de conhecimento na sala de aula, fornecendo informações seguras para os alunos.
  • E entende a avaliação padronizada como o meio mais eficaz para medir o sucesso do aprendizado do aluno, uma vez que fornece critérios objetivos.

Suponha que a Secretaria de Educação promova, nas escolas de São Paulo, um amplo programa de gerenciamento da qualidade baseado no conceito de melhoria contínua.

Esse programa é desenvolvido em etapas: a etapa inicial de planejamento das atividades é seguida por uma etapa de implementação das atividades; a seguir vem a etapa de verificação dos resultados; por fim, vem a etapa de ajuste. Essas etapas vão, então, repetindo-se indefinidamente, garantindo a constante melhoria da qualidade das escolas.

Com base nas ferramentas básicas usadas no gerenciamento da qualidade, verifica-se que a Secretaria de Educação utilizou

  • A o ciclo PDCA.
  • B o Diagrama de Ishikawa.
  • C a Matriz GUT.
  • D o 5S.
  • E a Folha de Verificação.

Com relação ao que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) acerca da profissionalização e da proteção no trabalho, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A formação técnico-profissional é considerada atividade profissional regular para efeitos legais.

( ) Os menores de quatorze anos podem exercer trabalho como aprendizes e têm assegurados direitos previdenciários.

( ) É vedado o regime noturno para adolescentes que exercem atividade profissional.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C V – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – F – V.