Questões comentadas de Concursos do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima

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- ah! principalmente os gatos ... (4° parágrafo)

Explica-se o sentido do segmento transcrito acima como uma

  • A dúvida súbita, relacionada ao senso comum.
  • B observação de caráter imediatista.
  • C preocupação quanto à exatidão do que se afirma.
  • D lembrança inusitada, embora necessária.
  • E reflexão com base em conhecimento geral.

Um sistema de classificação de materiais, possui, Princípios básicos, o arbitrário, o arbitrário fichado, o simbólico e o dos números de projeto.

O Princípio arbitrário é

  • A um sistema uniforme composto de 11 algarismos, e escritos sempre em uma disposição de 4 − 3 − 4 algarismos, com traço depois do quarto e do sétimo algarismo para facilitar a leitura.
  • B a codificação sequencial associada a um arquivo em que as características do material são bem detalhadas.
  • C a codificação sob a forma numérica, como também sob a forma mnemônica para facilitar a memorização. Codificação alfanumérica, de forma que os seus códigos guardem uma identidade entre si.
  • D um sistema decimal de classificação universal.
  • E um sistema em que os itens de material são codificados sequencialmente, à medida que ingressam no estoque.

(nem creio que venha a ter)

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o sublinhado acima está em:

  • A ... que existam pássaros ...
  • B ... que ele entendia ...
  • C ... o que lhes ensinam ...
  • D ... que assim se chama.
  • E ... que uns dizem com voz rouca ...

De acordo com o texto, a afirmativa correta é:

  • A O último parágrafo aborda uma instrução toda prática e silenciosa, de modo semelhante ao que ocorre costumeiramente, ou seja, as gerações mais velhas são incumbidas de transmitir conhecimentos úteis aos mais novos.
  • B No 3° parágrafo, a referência ao papagaio e à arara, que falam como doutores, vem reforçar a noção de que essas duas espécies, como representantes da fauna brasileira, são superiores aos simples bem-te-vis, pássaros bastante comuns nas cidades.
  • C A forma como a autora reproduz, no 1° parágrafo, o que constava do livro de inglês - Dizem que o sultão Mamude -, não deixa dúvida de que, segundo a narrativa, esse sultão realmente conseguia entender a linguagem dos pássaros.
  • D No 2° parágrafo, é possível perceber que a autora também consegue, com atenção e algum esforço, comunicar-se com os pássaros que costuma observar, principalmente com os bem-te-vis, porque falam português de nascença.
  • E A autora confessa, no 1° parágrafo, que não tem interesse nem tempo suficiente para observar os pássaros que eventualmente aparecem em sua casa, nem saber seus nomes, conhecer suas cores, entender sua linguagem.

Os diferentes verbos empregados nas frases transcritas do texto, que apresentam o mesmo sentido, encontram-se no par:

  • A Quando ouço um gorjeio nestas mangueiras e ciprestes ... (2° parágrafo)
    ... mas não consigo traduzir nada. (2° parágrafo)
  • B ... tempo de saber seus nomes ... (1° parágrafo)
    ... entender sua linguagem. (1° parágrafo)
  • C Mas ainda há pássaros, sim. (1° parágrafo)
    Existem tantos, ao redor da minha casa ... (1° parágrafo)
  • D ... que os pássaros estão conversando. (2° parágrafo)
    ... e falam como doutores. (3° parágrafo)
  • E ... que fala português de nascença ... (3° parágrafo)
    Dizem que o sultão Mamude ... (1° parágrafo)