Questões comentadas de Concursos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

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Com base no Texto 3 acima, é possível compreender que um texto é sempre situado em um contexto sócio-histórico e cultural específico e construído com um conjunto de fatores mobilizados pelo leitor e envolvidos na sua produção e interpretação.

Deste modo, com base nessa discussão, qual das opções abaixo é coerente com a concepção de leitura e interpretação apresentada no texto acima?

  • A Trata-se de um processo implícito de captação das ideias do autor, sem precisar sempre levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
  • B É uma atividade monológica que exige a participação do leitor na função de decodificar os sentidos presentes na mente do autor por meio de itens lexicais do texto.
  • C É um ato centrado na tríade autor-texto-leitor, em que o texto deve ser decodificado, pois “tudo está dito no dito”.
  • D É uma atividade interativa em que autor-texto-leitor participam conjuntamente na produção negociada de sentidos do texto.
  • E Trata-se de um processo de codificação e decodificação de uma intenção (a do autor) para a outra (a do leitor), o que revela a natureza sempre transparente e não negociada da interpretação textual.

Avalie as seguintes afirmações:


I - As organizações descentralizadas enfatizam a obediência, a pontualidade e a longa permanência no emprego como qualidades importantes.
II - As organizações centralizadas possuem uma estrutura hierárquica rígida e uma cadeia de comando bem definida.
III - As organizações centralizadas adotam uma abordagem tradicional e burocrática em relação ao processo de tomada de decisão.
IV - As organizações descentralizadas tendem a restringir a liberdade de pensar e agir de forma diferente, considerando-os uma ameaça ao controle exercido pelos gestores.


Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS.

  • A I e II.
  • B II e III.
  • C III e IV.
  • D I e IV.
  • E II e IV.

Com base no fragmento literário acima sobre o tempo cronológico, avalie as afirmações a seguir:


I - O passado é ambivalente, possuindo, assim, dois valores possíveis para a voz do texto;
II - O presente é semelhante e se compara ao passado, portanto são passíveis de comparação;
III - O tempo passado era sempre melhor do que o tempo presente, pois seu valor positivo pode ser atestado em toda as orações do fragmento;

IV - O tempo passado é equiparado ao futuro, já que, segundo o fragmento literário, apenas no futuro é que se poderia atestar a qualidade do passado;
V - O futuro é o tempo que será sempre igual ao passado, conforme pode ser depreendido pela última oração do fragmento.


Assinale a alternativa que apresenta APENAS as afirmações CORRETAS:

  • A I e II.
  • B I, II e V.
  • C II e III.
  • D I, III e IV.
  • E IV e V.

A partir do exposto no Texto 2 acima, avalie a afirmação abaixo, elaborada sobre a temática da inferenciação. A seguir, assinale a alternativa CORRETA que complementaria corretamente a afirmação, como a única justificativa para ela.

As inferências podem ser consideradas como operações cognitivas de acréscimo e preenchimento de novas informações no texto,

  • A Porque o leitor inclui informações novas considerando o que ele quer entender do texto.
  • B Porque o leitor deixa em segundo plano as indicações textuais do produtor do texto.
  • C Porque a leitura de um texto demanda a (re)ativação de conhecimentos armazenados no repertório, no estoque sociocultural dos interactantes.
  • D Porque o produtor do texto elabora o texto como um enigma para ser decifrado.
  • E Porque não há obrigação de o produtor do texto colaborar com a compreensão textual.

Ao final do Texto 4, o autor explica que “o período era em tal medida semelhante ao presente que algumas de suas mais ruidosas autoridades insistiram em seu recebimento, para o bem ou para o mal, apenas no grau superlativo de comparação”. Com base nas definições gramaticais de graus comparativos e superlativos dos adjetivos, assinale a alternativa que contém a classificação correta do grau do adjetivo.

  • A “Dos filhos de meu pai, eu sou o mais velho” – grau comparativo de superioridade.
  • B “Eloísa, quando sorri, é mais simpática do que Fernanda” – grau superlativo de superioridade.
  • C “Estudar português é tão importante quanto estudar matemática” – grau comparativo de superioridade.
  • D “Aquela época era a melhor para namorar” – grau superlativo relativo de superioridade.
  • E “O teste de seleção na empresa foi facílimo” – grau superlativo absoluto analítico.