Questões comentadas de Concursos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

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“Corria, com variantes, a história de que fora noiva de um fazendeiro, e o casamento uma festa estrondosa; mas na própria noite de núpcias o homem a repudiara, Deus sabe por que razão.” (4° parágrafo)


Ao empregar a expressão “Deus sabe por que razão”, o narrador reforça, em relação à história divulgada, o seu caráter

  • A fantasioso.
  • B dramático.
  • C religioso.
  • D incerto.
  • E popular.

No trecho “Dos doidos devemos ter piedade, porque eles não gozam dos benefícios com que nós, os sãos, fomos aquinhoados” (2° parágrafo), em respeito à norma-padrão, estaria correto o uso da preposição “a” em lugar de “com” se a expressão sublinhada fosse substituída por

  • A fazemos jus.
  • B recebemos.
  • C somos merecedores.
  • D estamos satisfeitos.
  • E nos orgulhamos.

De acordo com o segundo parágrafo,

  • A os garotos, ao descerem a rua, tinham como principal objetivo provocar a doida.
  • B as explicações dadas pelas mães para condenar as provocações à doida não comoviam os garotos.
  • C as provocações dos garotos à doida não comoviam ninguém.
  • D as mães, apesar de dizerem o contrário, consideravam as provocações dos seus filhos à doida uma mera brincadeira.
  • E as mães, por considerarem a doida responsável por sua loucura, não repreendiam seus filhos.

Como a doida respondesse sempre furiosa, criara-se na mente infantil a ideia de um equilíbrio por compensação, que afogava o remorso.” (5° parágrafo)


Em relação ao trecho que o sucede, o trecho sublinhado expressa ideia de

  • A finalidade.
  • B causa.
  • C proporção.
  • D comparação.
  • E consequência.

• “loucura e idade, juntas, lhe lavraram o corpo” (4° parágrafo)

• “Ninguém tinha ânimo de visitá-la” (4° parágrafo)

• “a ideia de um equilíbrio por compensação, que afogava o remorso” (5o parágrafo)


Os termos sublinhados foram empregados, respectivamente, em sentido

  • A literal, literal e literal.
  • B figurado, literal e figurado.
  • C literal, literal e figurado.
  • D figurado, figurado e literal.
  • E figurado, figurado e figurado.