Prova da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (AGER) - Inspetor Regulador - CESPE/CEBRASPE (2023) - Questões Comentadas

Limpar Busca

De acordo com as ideias do texto CB2A1, o mundo vegetal não é um silêncio absoluto porque

  • A plantas com ‘sede’ ou ‘feridas’ podem murchar e empalidecer.
  • B as plantas também emitem sons quando passam por situações de estresse.
  • C insetos como mariposas e pequenos mamíferos, incluindo-se ratos, podem detectar ruídos.
  • D emissões sonoras podem ser úteis para criaturas próximas a plantas.
  • E os sons ultrassônicos emitidos pelas plantas podem ajudar a moldar seus ecossistemas.

No primeiro período do segundo parágrafo do texto CB2A1, os parênteses são utilizados para delimitar

  • A uma explicação.
  • B um exemplo.
  • C uma digressão.
  • D um fato novo.
  • E um comentário crítico.

No segundo período do primeiro parágrafo do texto CB2A1, o pronome “elas” substitui o vocábulo

  • A “folhas” (primeiro período do primeiro parágrafo).
  • B “abelhas” (primeiro período do primeiro parágrafo).
  • C “Plantas” (segundo período do primeiro parágrafo)
  • D “situações” (segundo período do primeiro parágrafo).
  • E ‘feridas’ (segundo período do primeiro parágrafo).

Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto CB2A1, o trecho ‘Eles [os sons] são potencialmente importantes porque outros organismos talvez tenham evoluído para ouvir esses sons e interpretá-los’ (primeiro período do quarto parágrafo) poderia ser reescrito da seguinte forma.

  • A Outros organismos devem ter evoluído para ouvir esses sons e interpretar-lhes, pois talvez [os sons] são potencialmente importantes.
  • B Os sons [eles] são potencialmente importantes já que demais organismos talvez tenham evoluído para escutar a esses sons e interpretá-los.
  • C Eles [os sons] são potencialmente importantes pois outros organismos talvez tenham evoluído para ouvir-lhes e interpretar-lhes.
  • D Eles [os sons] são potencialmente importantes eis que outros organismos, talvez tenham evoluído para ouvir e interpretar-lhes os sons.
  • E Eles [os sons] são muito importantes porque outros organismos talvez tenham evoluído para ouvi-los e interpretá-los.

No segundo período do terceiro parágrafo do texto CB2A1, o verbo “moldar” é empregado com o sentido de

  • A marcar.
  • B dar forma a.
  • C trabalhar.
  • D manter.
  • E reciclar.