Prova da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) - Assistente Administrativo - FUNCAB (2015) - Questões Comentadas

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De acordo com o texto, o escritor depara-se com muitos desafios na arte da criação narrativa, os quais ele denomina como “os segredos da narrativa”.
O fragmento abaixo em que o enunciador exprime com maior clareza a sua dificuldade de enfrentar esses desafios é:
  • A "Faltam-me critérios para saber o que vale guardar para os anos vindouros.”
  • B " Sempre que tentei em apreender os postulados arte narrativa, falhei em apreender sua vasta relação com o mundo e os seres.”
  • C “Desconfio que escrevo para alargar o sentido da vida.”
  • D " Acumulo uma casa abarrotada, um palácio falsamente reluzente e uma miséria envergonhada. "
  • E "Sob este mito aloja-se a sua estética , assim como a consciência da arte. "
Ao discorrer sobre os anseios que lhe provocam “os segredos da narrativa”, o enunciador o faz muitas vezes por meio de discurso em que usa construções contrastivas. Dentre os fragmentos abaixo, aquele em que foi usado esse recurso expressivo é:
  • A "Sei, no entanto, que a escritura é a residência secreta do escritor na terra. "
  • B "Aguardo, pois, um tempo futuro que me facilite alcançar o cerne da matéria onde a paixão soçobra e ilumina-se ao mesmo tempo.”
  • C "Razão de o escritor tentar conceituar a natureza da linguagem, decifrar a escritura que deriva da imaginação e da ilusão.”
  • D "Sou um ser comprometido com o enigma da criação. A arte é a minha razão de ser.”
  • E "Mas, graças à arte literária, que convive fundamentalmente com a esperança do inefável e do poético, aceitamos a ilusão do mundo.”
“A seleção que faço da vida é arbitrária. Faltam-me critérios para saber o que vale guardar para os anos vindouros."

Redigindo-se as duas frases acima em um único período e mantendo-se o sentido do texto, a redação será:
  • A A seleção que faço da vida é arbitrária, por conseguinte faltam-me critérios para saber o que vale guardar para os anos vindouros.
  • B A seleção que faço da vida é arbitrária, ainda que me faltem critérios para saber o que vale guardar para os anos vindouros.
  • C A seleção que faço da vida é arbitrária, porquanto me faltam critérios para saber o que vale guardar para os anos vindouros.
  • D A seleção que faço da vida é arbitrária, de modo que me faltam critérios para saber o que vale guardar para os anos vindouros.
  • E A seleção que faço da vida é arbitrária, conquanto me faltem critérios para saber o que vale guardar para os anos vindouros.
“E cedo entendi que, entre uma história e outra, o ideal é esgotar o que inicialmente se encontra sob o meu domínio, até dar caça de novo ao singular."

A redação que corresponde a uma paráfrase do período transcrito é:
  • A Para não se confundir no processo criativo, o escritor deve ter o cuidado de concluir uma narrativa mesmo que já tenha matéria para iniciar outra.
  • B Logo cheguei ao entendimento de que, entre uma narrativa e outra, devo completar o que já conheço, para depois procurar elementos ainda não explorados.
  • C E logo entendi que, ao passar de uma história para a outra, é importante que, antes de completar totalmente a primeira, eu busque elementos novos para servir de enredo à próxima.
  • D Tendo completamente uma narrativa, o escritor deve buscar com urgência matéria para novo livro para não ter sua imaginação criativa inibida.
  • E Todo escritor tem em conta que para atender ao seu constante processo criativo é ideal que esteja em busca permanente de matéria para um novo livro, mesmo ainda no processo de criação do que está em curso.

“entregue à desordem do meu instinto narrativo."


No fragmento transcrito, do ponto de vista da regência, o emprego do acento indicativo da crase é obrigatório. Das alterações feitas no referido fragmento, o emprego do acento indicativo da crase está em desacordo com as normas de regência em:

  • A entregue à total desordem do meu instinto narrativo.
  • B entregue à idêntica desordem do meu instinto narrativo.
  • C entregue à essa desordem do meu instinto narrativo.
  • D entregue àquela desordem do meu instinto narrativo.
  • E entregue à que foi considerada a desordem do meu instinto narrativo.