Prova do Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) - Arquivologista - FGV (2008) - Questões Comentadas

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Com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir:

I. Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento “digníssimo”. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.

II. Em comunicações oficiais, é correto usar o vocativo “Excelentíssimo Senhor Senador”.

III. É recomendável evitar expressões como “Tenho a honra de”.

Assinale:

  • A se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • B se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • C se todas as afirmativas estiverem corretas.
  • D se nenhuma afirmativa estiver correta.
  • E se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

Segundo o Art. 2º da Resolução 27, de 16 de junho de 2008, do Conselho Nacional de Arquivos, o Arquivo Público deverá ser dotado obrigatoriamente de:

I. personalidade jurídica própria, que o integre à Administração Pública Direta, por exercer funções típicas de Estado;

II. infra-estrutura física, material e tecnológica adequadas para a guarda, armazenamento e preservação de documentos de acordo com as normas e legislação em vigor;

III. recursos orçamentários e financeiros para a implementação e manutenção das políticas arquivísticas estabelecidas;

IV. atribuições específicas e estáveis, legitimadas por um texto dotado de valor legal ou regimentar;

V. recursos humanos qualificados, dos quadros permanentes da Administração Pública, para dar cumprimento às especificidades de suas atividades.

Analise os itens acima e assinale:

  • A se apenas os itens II e V estiverem corretos.
  • B se apenas os itens II e IV estiverem corretos.
  • C se apenas os itens I, II, III e V estiverem corretos.
  • D se apenas os itens II, III e IV estiverem corretos.
  • E se todos os itens estiverem corretos.

A respeito da Norma ISAAR (CPF), assinale a afirmativa correta.

  • A Seu objetivo primordial é fornecer regras gerais para as descrições arquivísticas de produtores de documentos e para o contexto da produção de documentos.
  • B Um registro de autoridade arquivística pode servir para controlar o nome e a identidade de uma entidade coletiva, pessoa ou família nomeada num ponto de acesso que seja relacionado a uma unidade de descrição arquivística.
  • C Determina as regras para o registro de autoridade arquivística que fornecem descrições de entidades coletivas, pessoas e famílias relacionadas à produção e manutenção de arquivos.
  • D Possibilita a inclusão de informação contextual na descrição de arquivos de qualquer nível.
  • E Possibilita aos usuários a compreensão do contexto subjacente à produção e ao uso dos arquivos e documentos, de forma que possam melhor interpretar seus sentidos e significados.

Nos termos da Lei 8.394, de 30 de dezembro de 1991, com relação aos objetivos do sistema de acervos documentais privados dos presidentes da República, analise os itens a seguir:

I. preservar a memória presidencial como um todo num conjunto integrado, compreendendo os acervos privados arquivísticos, bibliográficos e museológicos;

II. coordenar, no que diz respeito às tarefas de preservação, conservação, organização e acesso aos acervos presidenciais privados, as ações dos órgãos públicos de documentação e articulá-los com entidades privadas que detenham ou tratem de tais acervos;

III. propor metodologia, técnicas e tecnologias para identificação, referência, preservação, conservação, organização e difusão da documentação presidencial privada;

IV. conceituar e compatibilizar as informações referentes à documentação dos acervos privados presidenciais aos documentos arquivísticos, bibliográficos e museológicos de caráter público.

Assinale:

  • A se apenas os itens I e III estiverem corretos.
  • B se apenas os itens II e IV estiverem corretos.
  • C se apenas os itens II, III e IV estiverem corretos.
  • D se apenas os itens I, III e IV estiverem corretos.
  • E se todos os itens estiverem corretos.

De acordo com os princípios e conceitos da diplomática, os elementos necessários à criação de documentos são:

  • A sistema jurídico, ato, procedimentos e forma documentária.
  • B sistema arquivístico, ato, pessoas, procedimentos e forma documentária.
  • C sistema arquivístico, ato, procedimentos e forma documentária.
  • D sistema arquivístico, pessoas, procedimentos e análise diplomática.
  • E sistema jurídico, ato, pessoas, procedimentos e forma documentária.