Prova da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (AL-MA) - Assistente Legislativo Administrativo - Agente Legislativo - FGV (2023) - Questões Comentadas

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Observe o texto a seguir. 

À Beça 


Gumercindo Bessa (1859-1913), jornalista e jurista alagoano, foi adversário de Rui Barbosa na Questão Acreana, em que o Estado do Amazonas pretendia incorporar o Território do Acre. Bessa venceu a questão em favor do Acre, apresentando argumentos irrefutáveis e numa quantidade impressionante. 

Posterriormente, mas não muito, Rodrigues Alves (Presidente do Brasil de 1902 a 1906) diria a um cidadão que lhe apresentava um pedido com justificativas infindáveis: "O senhor tem argumentos à Bessa". A partir dai, popularizou-se a expressão à beça com o sentido de uma grande quantidade ou intensidade. 

Por que os dois esses viraram cê-cedilha? Ninguém sabe. 


(Reinaldo Pimenta, A Casa da Mãe Joana 2)


A ideia central do texto é a de

  • A explicar a origem histórica de uma expressão popular.
  • B justificar a duplicidade de grafia de  uma expressão.
  • C indicar o sentido preciso da expressão à beça.
  • D mostrar como as palavras se constroem socialmente.
  • E documentar um erro ortográfico.
Assinale a frase em que o segmento sublinhado foi substituído de forma conveniente por um particípio. 
  • A Qualquer pessoa que não tem senso de humor está à mercê de todos / desprovida de. 
  • B Os empresários que não têm dinheiro, recorrem aos empréstimos bancários / encarecidos de.
  • C Os empregados que não têm iniciativa não recebem promoções / inativas.
  • D Os clientes que não têm possibilidades de locomação, sobem pelas escadas rolantes / impossíveis. 
  • E Aquele que não tem motivo para pedir ajuda, deve ficar quieto / desmotivado.
Assinale a frase em que utilização do acento grave indicativo da crase é realizada de forma errada.
  • A Seis horas de sono, seis horas no estudo das leis, quatro passadas em oração, as restantes dedicadas à natureza.
  • B As datas, só elas dão verdadeira consistência à vida e à sorte.
  • C O futuro é algo que todos nós atingimos à velocidade de sessenta minutos por hora. 
  • D À medida que tenho menos tempo para praticar as coisas, menos curiosidade tenho por aprendê-las.
  • E O futuro não pertence à ninguém. Não há precursores, apenas há atrasados.
Em todas as frases abaixo aparece a conjunção e sublinhada. 
Assinale a frase em que ela é empregada cm valor adversativo.
  • A Vida: um espaço de tempo cujo primeira metade é arruinada por nossos pais e a segunda metade, por nossos filhos.
  • B Uma casa é feita de tijolo e pedra. Um lar é feito apenas de amor.
  • C Esculpir: eu escolho um bloco de mármore e retiro tudo que não preciso.
  • D Arte é fazer alguma coisa do nada e vendê-la.
  • E Nada tenho a dizer e estou dizendo-o. Tal é a poesia.
A maioria das palavras mostra vários significados (políssemia), o que também ocorre com as preposições.
Indique a frase em que a preposição PARA tem seu significado corretamente indicado. 
  • A Meu sonho é ir para a Europa / finalidade.
  • B Saiu para comprar roupas de frio / direção.
  • C Estava para sair quando chegaram as visitas / proximidade.
  • D O ônibus era para cinquenta passageiros / interesse.
  • E Para os pássaros, o canto faz parte da vida / destinação.