Prova do Companhia de Gás da Bahia (BAHIAGÁS) - Analista Jurídico - IESES (2016) - Questões Comentadas

Limpar Busca

Assinale a opção em que o verbo ver está corretamente conjugado no futuro do subjuntivo: 

  • A Quando eu ver, quando tu veres, quando ele ver; quando nós vermos, quando vós verdes, quando eles verem.
  • B Se eu viesse, se tu viesses, se ele viesse; se nós viéssemos, se vós viésseis, se eles viessem.
  • C Se eu visse, se tu visses, se ele visse; se nós víssemos, se vós vísseis, se eles vissem.
  • D Quando eu vir, quando tu vires, quando ele vir; quando nós virmos, quando vós virdes, quando eles virem.
  • E Quando eu vier, quando tu vieres, quando ele vier; quando nós viermos, quando vós vierdes, quando eles vierem.

The American singer Beyoncé included in her song “Flawless” a sample from a speech given by the Nigerian writer Chimamanda Adichie entitled “We Should All Be Feminists”. Read the sample from the song and answer the following activity.

 We teach girls to shrink themselves, to make themselves smaller. We say to girls, you can have ambition, but not too much. You should aim to be successful, but not too successful. Otherwise, you will threaten the man. Because I am female, I am expected to aspire to marriage. I am expected to make my life choices always keeping in mind that marriage is the most important. Now marriage can be a source of joy and love and mutual support but why do we teach girls to aspire to marriage and we don’t teach boys the same? We raise girls to see each other as competitors not for jobs or accomplishments, which I think can be a good thing, but for the attention of men. We teach girls that they cannot be sexual beings in the way that boys are. Feminist: the person who believes in the social, political and economic equality of the sexes.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

According to the excerpt, the song DOES NOT suggest that: 

  • A Men are taught to have more contact with their sexuality than women.
  • B Society has treated women as less important than men.
  • C Women are taught to compete with each other as a result of social pressures related to marriage.
  • D Men should learn to be less ambitious.
  • E Women have been constantly pressured to engage in the institution of marriage due to social expectations imposed on them.

Contas a (1) pagar, compromissos a (2) cumprir, filhos a (3) educar... as (4) vezes chego a (5) pensar em pedir: “parem o mundo que eu quero descer!”

No período acima, cabem as seguintes crases: 

  • A Em todos.
  • B Em a (1), a (2), a (3) e a (5).
  • C Só em as (4).
  • D Em a (1), a (2) e a (3)
  • E Em nenhum.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Assinale a sequência correta das pessoas para as quais são usados os seguintes pronomes de tratamento: Vossa Majestade; Vossa Excelência; Vossa Reverendíssima; Vossa Magnificência; Vossa Santidade.

  • A Reitores de universidades; bispos e arcebispos; religiosos em geral sem cargos específicos; reis e rainhas; o Papa.
  • B Reis e rainhas; religiosos em geral, sem cargo específico; bispos e arcebispos; reitores de universidades; o Papa.
  • C Príncipes, princesas, duques e arquiduques; cidadãos comuns; bispos e arcebispos; reitores de universidade; religiosos em geral, sem cargo específico; o Papa.
  • D Reis e rainhas; altas autoridades e detentores de mandato eletivo; religiosos em geral, sem cargos específicos; reitores de universidade; o Papa.
  • E Papa; cidadãos especiais; reitores de universidades; altas autoridades e detentores de cargo eletivo; reis e rainhas.

Assinale a alternativa em que todas as palavras estão INCORRETAS: 

  • A Interdisciplinaridade; transitoriedade; notoriedade; titularidade; liminaridade.
  • B Beleza; sutileza; pobreza; destreza; natureza.
  • C Luminescência; transparência; ascendência; maledicência; flatulência.
  • D Assessorássemos; indenidade; dissesses; entre ti e nós; fizesse.
  • E Dizêssemos; troucéssemos; portãozinhos; quizéreis; puzesse.