Prova do Banco do Brasil - Escriturário - Agente Comercial - CESGRANRIO (2023) - Questões Comentadas

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A partir da leitura do texto, constata-se que Braille

  • A queria seguir o ofício do pai.
  • B estudou com bolsa de estudos.
  • C trabalhava em selarias quando criança.
  • D foi adotado por Valentin Haüy depois da tragédia.
  • E começou a dar aulas quando atingiu a maioridade.

Diferentemente do método de Barbier, o método de Haüy

  • A possibilitava a escrita.
  • B usava letras em relevo.
  • C apresentava pontos e traços.
  • D impossibilitava soletrar palavras.
  • E era conhecido como grafia sonora.

Considere a expressão em destaque da seguinte passagem do parágrafo 3:
O método Barbier, também chamado escrita noturna, era um código de pontos e traços em relevo impressos também em papelão. Destinava-se a enviar ordens cifradas a sentinelas em postos avançados. Estes decodificariam a mensagem até no escuro. Mas como a ideia não pegou na tropa, Barbier adaptou o método para a leitura de cegos, com o nome de grafia sonora. O sistema permitia a comunicação entre os cegos.
No trecho, por meio do processo de coesão textual, a expressão destacada retoma

  • A “um código de pontos e traços em relevo impressos também em papelão”
  • B “ordens cifradas”
  • C “a mensagem”
  • D “a ideia”
  • E “grafia sonora”

O trecho do parágrafo 4 “Pesquisando a fundo a grafia sonora, Braille percebeu suas limitações e pôs-se a aperfeiçoá-la” pode ser reescrito, sem alterar o sentido que apresenta no texto, como:

  • A Para pesquisar a fundo a grafia sonora, Braille percebeu suas limitações e pôs-se a aperfeiçoá-la.
  • B Embora pesquisasse a fundo a grafia sonora, Braille percebeu suas limitações e pôs-se a aperfeiçoá-la.
  • C Quando pesquisava a fundo a grafia sonora, Braille percebeu suas limitações e pôs-se a aperfeiçoá-la.
  • D Apesar de pesquisar a fundo a grafia sonora, Braille percebia suas limitações e punha-se a aperfeiçoá-la.
  • E Se pesquisasse a fundo a grafia sonora, Braille perceberia suas limitações e pôr-se-ia a aperfeiçoá-la.

Em “No ano seguinte, foi apresentado ao mundo, na Exposição Internacional de Paris, por ordem do imperador Napoleão III (1808-1873), que programou ainda uma série de concertos de piano com ex-alunos de Braille” (parágrafo 7), a palavra em destaque apresenta o mesmo sentido que em:

  • A Louis Braille criou um método revolucionário e ainda era excelente pianista.
  • B Vencer barreiras relacionadas à acessibilidade ainda é um desafio.
  • C O método Braille ainda era desconhecido por muitas pessoas.
  • D Os restos mortais de Braille ainda estão no Panthéon.
  • E A reglete ainda é usada por deficientes visuais.