Prova do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Administrador - NCE-UFRJ (2005) - Questões Comentadas

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O manifesto do Partido Comunista dizia: “Proletários de todo o mundo, uni-vos!”; se essa mesma frase fosse reescrita com tratamento de “vocês” em lugar de “vós”, a forma verbal do imperativo adequada seria:

  • A unem-se;
  • B unam-se;
  • C unem-nos;
  • D unem-vos;
  • E une-se.

Falando da Seleção Brasileira de Futebol, um cronista esportivo declarou o seguinte:
“Carlos Alberto Parreira deveria fazer o quinteto de Ronaldo, Ronaldinho, Robinho, Adriano e Kaká,
com um deles no banco de reservas, pois, assim,
teria à sua disposição um substituto de qualidade para possíveis mudanças táticas.”;
tal declaração peca por imprecisão, visto que:

  • A as mudanças não seriam táticas, mas técnicas;
  • B o quinteto seria sempre formado de quatro jogadores;
  • C o técnico não pode colocar titulares no banco de reservas;
  • D nem todas as mudanças produzem o efeito desejado;
  • E o banco de reservas não pode contar com um só jogador.
“-Senhor Presidente, Vossa Excelência não me tem permitido usar a palavra!
– Senhor Deputado, Vossa Excelência poderá falar após dois outros colegas!”
.
Esse diálogo, ouvido numa das CPIs do Congresso, mostra:

  • A a concordância verbal errada com “Vossa Excelência”;
  • B a má colocação de pronomes pessoais oblíquos;
  • C a mistura indevida de “Senhor” com “Vossa Excelência”;
  • D o uso inadequado do tratamento “Vossa Excelência” para deputado;
  • E o emprego adequado da norma culta da língua.

O filme publicitário mostra um casal muito bem recebido numa agência bancária e se encerra com uma frase:
“UNIBANCO. Nem parece banco”.
Certamente pretende-se mostrar a superioridade desse banco sobre outros,
mas a frase pode permitir também uma leitura que não seria agradável para os bancos, ou seja, a de que:

  • A todos os bancos têm a mesma aparência arquitetônica;
  • B os bancos tratam também de temas econômicos;
  • C os bancos são muito frios na relação com os clientes;
  • D os gerentes das agências não atendem os clientes;
  • E as pessoas receiam entrar nas agências bancárias.

Uma lata de um conhecido refrigerante traz escrita a seguinte frase:
“Mais importante do que a beleza é o conteúdo”.
Considerando-se ser essa uma frase publicitária,
pode-se inferir que a leitura esperada pelos publicitários é a de que:

  • A a lata é bonita, mas mais valioso é o refrigerante;
  • B a lata é feia, mas o produto é bom;
  • C não importa a embalagem desde que o produto seja bom;
  • D a lata não é para ser admirada, mas sim o refrigerante;
  • E o refrigerante é ótimo apesar da embalagem.